Como Armazenar Arquivos Em Nuvem

Com o avanço da tecnologia, temos a possibilidade de melhorarmos consideravelmente nossas formas de trabalho pela internet armazenando arquivos em nuvem. No artigo anterior, eu falei sobre Como Enviar Grandes Arquivos Pela Internet. Hoje venho falar sobre armazenamento de arquivos [...]

Com o avanço da tecnologia, temos a possibilidade de melhorarmos consideravelmente nossas formas de trabalho pela internet armazenando nossos arquivos na “nuvem”. No artigo anterior, eu falei sobre Como Enviar Arquivos Grandes Pela Internet Sem Dificuldades.

Hoje venho falar sobre armazenamento de arquivos em nuvem, que é outro assunto, mas que lhe ajudará muito nos seus negócios.

O Que é o Armazenamento de Arquivos em Nuvem?

É muito simples, trata-se do armazenamento 100% na internet de qualquer formato de arquivo arquivos em serviços específicos e especializados.

Esta é uma tendência que veio para ficar na internet e que muitas pessoas ainda não tem o conhecimento de como funciona, muito menos em como utilizá-lo da melhor forma, e eu recomendo fortemente que você invista nesta nova forma de armazenar seus arquivos, pois trará mais segurança e você correrá menos riscos de perdê-los por causa de um problema no HD de seu computador. 

Eu já utilizo estes serviços desde 2011 e estou muito satisfeito com a praticidade e funcionalidade que eles proporcionam, pois agilizam meus trabalhos e também facilita o gerenciamento de alguns arquivos que tenho que compartilho com alguns amigos e parceiros de negócios, em que preciso atualizar diariamente/semanalmente e mensalmente em vários computadores diferentes.

Como Armazenar Arquivos Em Nuvem

Vamos pegar um exemplo para melhor entendimento:

Suponha que você tenha um arquivo no formato Word e que precisa atualizá-lo diariamente ou semanalmente. Só que você utiliza 3 ou 4 computadores diferentes durante o dia/semana e sempre precisa ficar copiando e colando este arquivo entre estes computadores, pois você só tem este arquivo atualizado no computador que você atualizá-lo.

Antigamente, para atualizá-lo em outros computadores, você precisaria copiá-lo do computador que você acabou de atualizar, salvar num pen drive ou hd externo e depois salvar nos outros computadores que estão com arquivos desatualizados. Isto dava uma grande trabalheira e, por vezes, copiávamos um arquivo antigo no lugar do atualizado e perdíamos todas as atualizações.

Realmente era muito chato ficar fazendo isto todos os dias.

Bom, se você já passou por isto, sabe do que estou falando…

Mas não se preocupe, pois neste artigo, vou te mostrar a solução para isto.

Esta solução é o serviço de armazenamento de arquivos em nuvem que irá facilitar (e muito) seu trabalho e seus afazeres com seus vários computadores ou então para fazer compartilhamento de arquivos com outras pessoas (amigos ou parceiros de negócios).

O primeiro passo a fazer, é instalar o aplicativo destes serviços online nos computadores que você precisará acessá-lo. Feito isto, ao invés de você ficar copiando/colando este arquivo em vários computadores, bastará você salvar o arquivo na pasta deste serviço e, sempre que precisar atualizá-lo, bastará você abrir o mesmo a partir desta pasta do serviço de armazenamento em nuvem.

Funcionamento Básico

– Você instala o arquivo do serviço em nuvem que irá utilizar, por exemplo o Dropbox. Mais abaixo no artigo irei explicar em detalhes como fazer isto

– Daí, você terá um espaço na “nuvem” para armazenar seus arquivos. No Dropbox você tem até 2Gb (Giga Bytes) para fazer isto.

– Feito isto, basta você utilizar sempre a pasta do Dropbox para trabalhar com estes arquivos que você precisa manter atualizados em vários computadores ou compartilhados com outras pessoas.

– Para usar o compartilhamento com outros computadores, basta instalar o Dropbox nos seus outros computadores (e também pode usar em notebooks, tablets e smartphones) e depois acessar sua conta (login e senha) do Dropbox nestes computadores que você instalou. Assim que fizer isto, sua conta do Dropbox online irá sincronizar os arquivos de todos os computadores que você tem a conta sincronizado.

– Para usar o compartilhamento com outras pessoas, basta ir na sua conta online do Dropbox e compartilhar a pasta ou arquivo com quem você quiser, bastando inserir o email da pessoa que ela receberá uma notificação do Dropbox que você está compartilhando um arquivo com ela. Só lembrando que é a pessoa também tem que instalar o Dropbox no computador dela.

– Isto ocorre porque, toda vez que você salvar o arquivo na sua pasta do dropbox, o mesmo será atualizado em todos os computadores que você estiver compartilhando este arquivo em tempo real. Isto é excelente e vai lhe poupar imenso tempo!

– Assim que fizer as alterações e mandar “Salvar”, o arquivo ficará atualizado e você poderá acessar de qualquer um dos seus computadores, pois o mesmo estará armazenado no serviço de armazenamento em nuvem e não num computador específico.

Além disso, você pode instalar o aplicativo destes serviços num Smartphone ou Tablet para mantê-los atualizados onde você for.

3 Vantagens De Trabalhar Com Arquivos Em Nuvem

Vou lhe explicar as 3 vantagens principais de você utilizar estes serviços:

1) É gratuito, seguro e prático de se utilizar.

2) Você não precisa mais ficar copiando/colando arquivos entre computadores. Bastará instalar o aplicativo nos computadores que quiser acessar o arquivo e deixar o mesmo armazenado sempre na pasta do software de armazenamento em nuvem.

3) Se você trabalhar em conjunto com outra(s) pessoa(s) pela internet, poderá criar uma pasta de trabalho compartilhada e enviar este compartilhamento para quem você quiser. Daí, bastará a pessoa instalar este software no computador dela, que sempre que você ou a pessoa atualizar o arquivo, todos os dois ficarão com os arquivos sempre atualizados. Simples assim!

A única desvantagem da maioria dos serviços de arquivos em nuvem, é que ainda não possuem grandes espaços gratuitos disponíveis. Se quiser mais espaço, terá que adquirir um plano com pagamentos mensais/anuais. Só adquira estes planos, caso necessite realmente de muito espaço online.

Não se preocupe, pois vou te passar boas alternativas para você usar o máximo que puder dos planos gratuitos. 😉

Atualmente, temos muitos sites que oferecem este serviço e irei enumerar os principais e mais confiáveis que eu próprio utilizao para armazenar meus arquivos na nuvem com segurança.

DROPBOX

Como Armazenar Arquivos Em Nuvem

Este é o serviço que eu mais utilizo e recomendo, pois é prático, simples e funcional. Foi um dos primeiros a serem lançados no mercado e oferece a segurança e praticidade para você armazenar seus arquivos online.

Apesar de ainda oferecer somente 2Gb de espaço grátis, você tem uma grande vantagem de poder chegar a até 18Gb de espaço grátis, se oferecer este serviço a seus amigos, contatos ou pessoas do seu círculo de influências.

Você ganha 500Mb de espaço adicional por cada pessoa que você recomendar e ela se cadastrar no serviço do Dropbox. É muito interessante e funcional!

Para instalar o Dropbox é muito simples:

– Vá ao site http://dropbox.com;

– Preencha os campos com seu nome e e-mail e clique em “Create Account” para criar sua conta gratuitamente;

– Depois de criada sua conta, bastará fazer o download e instalar o Dropbox no seu dispositivo (computador, notebook, tablet e/ou smartphone) para ele inserir a pasta de compartilhamento no seu computador;

– Feito isto, ele irá criar a pasta chamada “Dropbox” dentro das suas pastas favoritas;

– Todo arquivo que você colocar dentro desta pasta, você poderá compartilhar com quem você quiser, bastando entrar no seu escritório virtual no site do Dropbox e depois clicar em “Sharing” e compartilhar a pasta desejada;

– Faça o mesmo processo nos outros computadores que você tiver para ter acesso à esta mesma pasta.

– Você pode também criar sub-pastas dentro da pasta do Dropbox para melhor gerenciar seus arquivos.

ONEDRIVE

Como Armazenar Arquivos Em Nuvem

Este serviço faz parte do pacote do Windows Live, a mesma empresa que controla os e-mails de extensão “hotmail.com” e “outlook.com” e você tem 15Gb de espaço gratuito para utilizar.

Se quiser mais espaço grátis, basta fazer algumas pequenas tarefas, do tipo:

– Ganhar mais 3Gb de armazenamento extra ao fazer backup das imagens da sua câmera.
– Indicar o OneDrive a um amigo para receber mais 500Mb de armazenamento e também para seu amigo receber estes 500Mb a mais de armazenamento. Indique para até 10 amigos e ganhe até 5Gb de espaço extra grátis juntamente com seu amigo.

Para criar sua conta no OneDrive, é preciso fazer o login na sua conta do Windows Live (Hotmail, Outlook ou Windows Live).

Para conhecer o serviço, basta acessar: http://onedrive.live.com

GOOGLE DRIVE

Como Armazenar Arquivos Em Nuvem

Este é mais um dos serviços adicionais do gigante Google. O Google Drive foi criado com o mesmo objetivo dos serviços acima, que é de lhe proporcionar o armazenamento de arquivos online.

Você tem 15Gb de espaço grátis para utilizar. A diferença para os outros serviços, é que este espaço de 15Gb é compartilhado com o Gmail.

Ou seja, todos os arquivos que você receber no seu Gmail, contarão como espaço no seu Google Drive.

Para acessar o Google Drive, basta ter (ou criar) uma conta no Google para utilizar.

Após se logar na sua conta do Google, basta acessar: https://drive.google.com

HUBIC

Como Armazenar Arquivos Em Nuvem

Este é um ótimo serviço também de armazenamento de arquivos em nuvem, pois possui todas as funcionalidades dos gigantes mais conhecidos, como o Dropbox, OneDrive e Google Drive.

O Hubic é um produto do OVH, que é uma das maiores empresas de venda de servidores e hospedagens da Europa e com mais de 170.000 servidores e 17 datacenters espalhados pelo mundo.

A diferença fundamental é que ele possui um ótimo espaço de armazenamento gratuito. No Hubic você pode armazenar até 25Gb de arquivos de forma gratuita e de forma segura.

Além de todos os mesmos benefícios dos outros “gigantes”, caso você precisar de mais espaço, você pode contratar um plano no Hubic por um valor muito baixo.

Por exemplo, o plano de 100Gb de espaço custa apenas 1€ (Euro) por mês, que dá em torno de R$3,50 a R$4,00 por mês. Muito barato para quem tem uma empresa e precisa armazenar muitos arquivos na nuvem.

Para criar sua conta n Hubic, basta acessar: https://hubic.com/home/new/

Se você quiser ganhar um espaço adicional de 5Gb no Hubic, ficando com 30Gb gratuitos ao invés de 25Gb, insira o seguinte código no campo “Possui um código de padrinho?” quando estiver fazendo seu cadastro: ABHNXZ

 

MEGA

Como Armazenar Arquivos Em Nuvem

O Mega é um excelente serviço também e que possui excelente capacidade de armazenamento. Dos que fornecem espaço gratuito, ele é o que mais te proporciona espaço, que é de 50Gb gratuitos.

Particularmente, como descobri este serviço bem depois que já estava usando os serviços acima, eu não uso o Mega, mas é uma boa opção para quem precisa de muito espaço grátis para armazenar arquivos online.

Para criar sua conta no Mega, acesse: https://mega.co.nz/

Bom, estes são os serviços que recomendo para você armazenar seus arquivos na nuvem. É claro que existem centenas de outros serviços na internet que te possibilitam fazer isto, mas eu gosto sempre de recomendar as coisas que eu próprio utilizo. Portanto, é só você escolher agora qual (ou quais) deles vai te atender e começar a armazenar seus arquivos mais importantes na nuvem.

Todos os espaços que informei, você pode ter gratuitamente nestes serviços. Conforme falei anteriormente, você também pode comprar espaços adicionais, de 50Gb, 100Gb, 300Gb, etc… Isto é caso queira fazer, por exemplo, grandes backups em nuvem.

Por fim, recomendo NUNCA confiar apenas no HD do seu computador ou notebook. Faça sempre um backup dos seus arquivos na nuvem e os tenha em pelo menos 2 lugares diferentes, de preferência que fiquem sempre sincronizados, independente de onde você os acessa.

Já perdi um HD de um computador antigo e, posso lhe dizer, que não é nada agradável perder arquivos que não temos backups. É uma sensação horrível ter de começar tudo do zero. 🙁

Esta é a mesma sensação que tive quando entrei em negócios do tipo “furada” na internet, onde perdi tempo e dinheiro, focando em coisas que não tiveram futuro. Com isto, aprendi que devemos desenvolver negócios sólidos e que nos proporcionem a segurança de trabalharmos por vários anos, sem se preocupar que um dia o negócio seja encerrado e nos “deixar na mão”.

Se você já passou por isto ou quer simplesmente iniciar um negócio pela internet, inscreva-se aqui na minha página que te mandarei meu mini-curso grátis de internet marketing que vai te ensinar a criar e manter um grande negócio pela internet.

Portanto, cadastre seu email aqui para receber o meu mini-curso grátis no seu email.

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

6 Comentários

  1. Nelmy Rocha Bandeira disse:

    Charles Rezende, como sempre comento, e ,vou ser repetitivo. Vale a pena acompanhá-lo e receber sempre seus maravilhosos ensinamentos e dicas. Vamos aprendendo com omestre!!!!!

  2. Pauloegiselle disse:

    Parabéns Charles.
    Você certamente é um excelente profissional, e também ser humano!

  3. Renato disse:

    Boas dicas

  4. Panzo Tilila disse:

    Muito obrigado irmão, continue sempre com essa grandiosa forma eloquente de transmitir seu conhecimentos. Um abraço