Como Criar URL Personalizada No Google Plus

Como Criar URL Personalizada No Google Plus
O Google Plus resolveu competir pesado com o Facebook. Eu tenho notado cada vez mais as pessoas utilizarem esta rede social, principalmente após as atualizações do algoritmo do Google para uma versão mais humanizada.

O Google fez uma grande atualização dos seus algoritmos que ficou conhecido como “Hummingbird Update” ou Beija-flor (Colibri). Agora o Google usa novos métodos para indexar e exibir resultados para todas as suas buscas.

Mas o que vem a ser isto?

Seguinte, o Google adotará, a partir de agora, a classificação dos sites principalmente com base na relevância do conteúdo para sua audiência e não apenas em palavras-chave, otimização de meta tags, link building e etc…

É claro que a otimização é e sempre será válida, mas pelo que tenho percebido, cada vez mais os motores de busca darão preferência para quem tiver um conteúdo único, de qualidade e que realmente ajudará as pessoas que o lerem.

Não estou dizendo que os robôs do Google tem a capacidade de “gostarem” do seu conteúdo por ele ser de qualidade, mas sim, da experiência do usuário que ler seu artigo e conseguir resolver um problema. É isto que fará com que seu blog seja diferente dos outros. É quando você entrega um conteúdo de qualidade e de relevância para seus leitores.

Se você tem um conteúdo que realmente ajuda as pessoas a resolverem algum problema, elas tenderão a ficar mais tempo no seu site/blog e, consequentemente, irão compartilhar seu conteúdo com outras pessoas, fazendo com que o “bounce rate” ( porcentagem de rejeição no seu site) seja cada vez menor.

Ao conseguir isto, o Google enxergará seu conteúdo como relevante para as pessoas e irá melhorar suas posições nos motores de busca.

Como Criar URL Personalizada No Google Plus

Para facilitar a indexação de seus artigos no Google, é imprescindível que você tenha um perfil no Google Plus ou também chamado como Google+.

O Google Plus é a rede social do Google e tem extrema relevância nos motores de busca. Para você ter uma ideia, eu tenho vários artigos aqui do blog que estão bem posicionados através da minha página do Google+ e não apenas pelo endereço do artigo. Para facilitar esta indexação, basta criar uma conta no Google+ e fazer todas as configurações.

Eu recomendo que você crie uma página de negócios lá no seu Google+, que seria algo semelhante a página de fãs do Facebook. Ou seja, diferencie seu perfil, da sua página de negócios no Google+ para trazer mais credibilidade para o seu negócio.

Hoje irei lhe dar uma dica para personalizar as suas URL’s do Google Plus, tanto para seu perfil, quanto para suas páginas do Google, que são equivalentes às páginas de fãs do Facebook.

Porque você deve personalizar sua URL no Google Plus?

É muito simples: Se você deixar o padrão, ficará lá apenas o endereço principal do Google Plus no formato http://plus.google.com/NÚMERO_DA_PÁGINA

Neste caso, você estaria invisível aos motores de busca e a indexação pode ser prejudicada.

Vou lhe passar agora um passo a passo para você personalizar sua URL no Google Plus e fazer com que sua página e seu nome fiquem visíveis aos “olhos do Google”.

Estive navegando no meu Google Plus estes dias e notei no topo da minha página do Google Plus que minha página e meu perfil pessoal estavam qualificados como “pré-aprovado para o Google com personalização de URL”.

Veja só como eram os endereços no Google Plus e como ficaram após as personalizações que fiz:

Perfil:
URL Antiga: https://plus.google.com/102341565363416452354
URL Nova: https://plus.google.com/+CharlesRezende

Página:
Como percebe, as URL’s ficaram muito mais “amigáveis” do que os endereços antigos, que eram uma quantidade quase infinita de números e praticamente impossível de gravar de cabeça…rs


Agora, elas serão no seguintes formatos:

Perfil do Google Plus: https://plus.google.com/+SEU_NOME_AQUI

Página do Google Plus: https://plus.google.com/+NOME_DE_SEU_SITE_AQUI

No meu caso, como eu indexei meu blog pessoal http://CharlesRezende.Net à minha página, o endereço ficou com a terminação do meu blog: https://plus.google.com/+CharlesrezendeNet

Para que você consiga mudar a sua URL atual  para uma URL personalizada para a sua página e/ou perfil pessoal, sua conta deve estar em boas condições e devem atender aos seguintes requisitos:

Elegibilidade para Perfis/Pessoas:

  • Ter 10 ou mais seguidores
  • Ter, no mínimo, 30 dias de idade
  • Uma foto configurada no seu perfil

Elegibilidade Para Páginas:

Páginas Locais : Deve ser uma empresa local que seja verificada

Páginas Não-Locais: Sua página deverá estar ligada a um site de sua propriedade.

Veja aqui como fazer isto: https://support.google.com/plus/answer/1713826?hl=pt-BR

Assim que estas diretrizes acima estiverem ok, a qualquer momento o próprio Google irá lhe enviar um email oferecendo um link personalizado para seu perfil e/ou página.

Criando Sua URL Personalizada No Google Plus

Assim que isto ocorrer, proceda da seguinte forma para criar sua(s) URL(s) personalizada(s):

1) Acesse seu Google Plus em https://plus.google.com

2) Clique no botão “Obter uma URL personalizada” (como mostrado abaixo) ou, como forma alternativa, pode clicar em “Get” na aba “Sobre” (About) do seu perfil, em “Get”.

Como Criar URL Personalizada No Google Plus

3) Fazendo isto, imediatamente irá aparecer a URL (s) que foi aprovada para você. Se você ver mais de uma opção, selecione a que você mais gosta. Você também pode ser solicitado para adicionar alguns números ou letras para formar o URL personalizado mais exclusivo.

4) Marque a caixa para concordar com os Termos de Serviço e clique em Alterar URL”.

5)Google pode lhe pedir para verificar a sua conta através do seu número de celular ou residencial. Se você precisar fazer, proceda conforme as instruções abaixo:

=> Digite o seu número de celular.
=> Marque a caixa para tornar mais fácil para as pessoas que têm o seu número de telefone para encontrá-lo nos serviços do Google.
=> Verifique se o código chegou no seu telefone
=> Digite esse código na caixa lá no Google
=> Clique em “Verificar” e estará pronta a verificação.

6) Após aprovada, esta URL será vinculada à sua página do Google+ e/ou perfil conforme sua escolha. Não deixe de criar sua URL assim que o Google lhe dar esta opção.

Pode acontecer também do próprio Google te mandar um email oferecendo para criar sua URL personalizada. Caso isto aconteça, não perca tempo, e faça de imediato.

Importante: Após sua URL ser aprovada pelo Google, você não poderá pedir para mudar. Portanto, só envie a URL assim que estiver certeza que é exatamente aquela URL personalizada que você quer.

Bom, é isso.

Aproveite a dica e já deixe seu Google Plus engatilhado para poder personalizá-lo. 😉

Dica extra: Todos os artigos que você postar no seu blog, inclua os mesmos lá na sua página do Google+. Isto não levará nem 1 minuto do seu tempo e vai ajudar (e muito) a indexar melhor seu artigo no Google. Conforme falei mais acima, já tenho vários artigos aqui do blog indexados desta forma na 1ª página do Google.

Agora que você já sabe como deixar seus artigos bem posicionados no Google, chegou o momento de ter seu blog profissional na internet. Se você ainda não tem um blog, está deixando 97% das vendas de lado, pois a maior parte das pessoas só compram de quem elas gostam, conhecem e confiam.

Hoje em dia você pode ter um blog profissional no estilo deste meu (e até melhor) com apenas alguns poucos cliques. No meu mini-curso de internet marketing eu falo sobre isto em detalhes

Para ter acesso, basta inscrever-se aqui nesta página, que te mandarei o acesso para seu email.

Portanto meu amigo, se você ainda não tem um negócio online ou sua empresa ainda não possui um blog, está deixando dinheiro na mesa e a possibilidade de fazer muitas parcerias e vendas no médio e longo prazo. Cadastre seu email aqui que vou te mandar o passo a passo de como você pode ter seu blog profissional.

Até breve.. 🙂

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

4 Comentários

  1. Altair Silva disse:

    Ótimo artigo Charles, o google plus ou google + a cada dia que passa vem crescendo mais, tenho certeza que o objetivo principal do google plus é passar o fecebook, e suas dicas são ótimas quem saem ganhando são os leitores que acompanham seu blog, pois irá receber essas dicas de primeira.

    • Olá Altair,

      Obrigado pelo comentário.
      Concordo com você. O Google + vem crescendo bastante e, quem quiser que seu blog permaneça bem posicionado nos motores de busca, terá que se adaptar a esta nova rede social.

      Abraços,
      Charles Rezende

  2. Afonso Motta disse:

    Olá.
    Queria tirar umas dúvidas.
    Pelo que andei pesquisando, o blobspot e o wordpress seriam o ideal para indexar estes sites nas redes sociais e na web como um todo.
    Minhas pergunta são:
    1- com o google plus podemeos tb fazer isso
    2- de que forma e qual qual eficiencia isto pode ser feito… igual ou melhor que as ferramentas acima.
    Minha necessidade é fazer uma indexação para que meus sites de videos (trabalho com videos sociais e corporativos tb), se tornem muito conhecidos.
    Aguardo retorno.
    Abs

    • Olá Afonso,

      Obrigado pelo comentário.

      Olha, eu sempre recomendo usar o WordPress como plataforma de blog, pois é muito mais versátil e fácil para se trabalhar, além de ser bem mais profissional do que os blogs da plataforma blogspot.

      Com relação as suas dúvidas, o Google Plus é sim uma boa forma de divulgar, pois como é do próprio Google, seus artigos e vídeos ficam bem posicionados nos motores de busca.

      Dê uma olhada na categoria de tráfego aqui do blog que tem mais dicas lá de como divulgar seu negócio de forma orgânica.

      Um abraço,
      Charles Rezende