Como Escrever Um Artigo Otimizado Para os Motores de Busca?

Criar um blog hoje em dia é muito simples e, qualquer pessoa que tenha realmente o interesse de trabalhar pela internet, irá conseguir fazer.

Só que, de nada adianta criar um blog, configurar a seu gosto e deixá-lo todo bonito, se você não publicar novos conteúdos semanalmente, de preferência que seja diariamente, caso tenha tempo.

E, para publicar bons novos conteúdos, é preciso saber o que as pessoas estão buscando na internet, para que você escreva exatamente para este público-alvo.

Portanto, seu primeiro passo após a criação e configuração do blog, será encontrar quem está procurando o que você irá escrever no seu blog e como estas pessoas estão buscando no Google quando eles estão procurando uma resposta para seu problema.

Porque essas palavras que as pessoas digitam nas buscas do Google, serão justamente as palavras-chave que você utilizará para basear os seus artigos. Com isto, ao invés de você ir atrás das pessoas para visitar seu blog, cada vez mais as pessoas virão até você, através do conteúdo do seu blog que elas encontrarem nas pesquisas do Google.

Neste artigo irei te mostrar o ‘basicão’ para você sair do zero e já começar a produzir conteúdos de qualidade no seu blog.

Já existem várias ferramentas e softwares de busca de palavras-chave que você pode comprar pela internet, mas eu sou um grande defensor de usar o máximo possível de ferramentas que sejam de qualidade e que você pode achar gratuitamente.

A ferramenta de palavras-chave do Google é uma delas e é ótima, pois você pode obter um monte de ideias de artigos, com a busca de uma única palavra-chave que você inserir lá na ferramenta.

Você pode acessá-la em: http://adwords.google.com.br/keywordplanner

Para acessá-la, você precisará ter uma conta no Google e fazer um pequeno cadastro no Google Adwords.

Basta seguir o passo a passo ao entrar na página acima que, rapidamente, você já terá sua conta gratuita no Google Adwords e acesso a esta ferramenta de palavras-chave do Google.

Após acessar, você verá uma pergunta do tipo: “O que você deseja fazer?”.

Daí, bastará você escolher a 1ª opção e colocar a palavra-chave que você quer ver a quantidade de vezes que as pessoas estão buscando lá no Google mensalmente.

Como Escrever Um Artigo Otimizado Para os Motores de Busca?

Vamos pegar um exemplo do nicho de adestramento de cães. Não sou um especialista nesta área, mas é somente para você ter uma ideia de como funciona.

Suponha que você crie seu blog para promover um produto na área de adestramento de cães. Feito isto, o ideal é que você comece a escrever artigos com dicas para adestramento de cães para gerar muito conteúdo grátis e de valor no seu blog.

Para ter ideias de que tipos de conteúdos você irá escrever, você deverá ir lá no Planejador de Palavra-Chave do Google e fazer a pesquisa.

No campo chamado “Pesquisar novas ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios” você deverá colocar algo do tipo: como domesticar cão, como adestrar cão, adestramento de cães, adestrar cachorro, etc…

Você pode colocar quantas palavras-chave você quiser, bastando colocar uma em cada linha lá no campo específico. Feito isto, basta você clicar no botão “Obter ideias” e, logo depois em “Ideias de palavras-chave”.

É nesta página que o Google irá lhe sugerir várias outras palavras-chave semelhantes a que você buscou e, logo ao lado de cada uma delas, terá várias colunas, sendo as principais a “Média de pesquisas mensais” e, logo ao lado, a coluna “Concorrência”.

O que você deverá fazer é fazer um filtro e buscar pelas 10 ou 20 palavras-chave mais buscadas e anotar no excel ou qualquer bloco de notas para saber quais artigos você irá escrever no seu blog.

Dependendo do seu nicho de mercado, talvez seja melhor encontrar frases que chamamos de “cauda longa”, pios quanto mais segmentada for a sua procura, menos concorrência você terá.

Quer um exemplo?

Ao invés de procurar por “como adestrar cães“, coloque algo do tipo “como adestrar cães filhotes”. Se quiser segmentar mais ainda, para atingir um público-alvo bem mais restrito, coloque assim: “como adestrar cães filhotes labrador”.

Com isto, se você escrever um bom artigo e colocar no título algo como: “Como Adestrar Seus Cães Filhotes de Labrador Sem Dificuldades”, você terá grandes chances de ficar na 1ª página do Google.

Porque?

Simplesmente porque o Google vai mostrar ao usuário os resultados mais próximos que ele está buscando e, como você escreveu um artigo muito parecido com a busca que ele fez, a tendência é que ele te encontre facilmente lá no Google.

Fantástico né?

como-escrever-um-artigo

3 Dicas Simples Para Melhorar Seus Resultados

=> Tente encontrar frases de baixa concorrência, com cerca de 1,000 a 5,000 buscas por mês, ou até menos que isso, com cerca de 500 a 1.000 buscas/mês.

=> Escolha 3 ou 4 palavras-chave e certifique-se de que elas sejam bem semelhantes, tipo os exemplos que mencionei acima de adestramento de cães. 

=> Feito a escolha e identificado a concorrência, inclua estas palavras-chave no título, sua primeira frase do artigo, na última frase e coloque-as também como nome de qualquer imagem que você inserir dentro do artigo.

É claro que existem outras dezenas, talvez centenas de técnicas de ‘SEO’ para otimizar seus artigos, mas estas 3 acima são bem básicas e tente sempre segui-las para ter a menor concorrência possível.

Não é preciso passar horas tentando descobrir as palavras corretas. Encontre 3 a 4 frases que sejam mais adequadas para criar um conteúdo interessante e ‘manda bala’.

É isso, simples assim!

Fazendo desta forma, você sempre estará escrevendo conteúdos que as pessoas estão procurando na internet e, no médio e longo prazos, se seus artigos forem bem escritos, ajudar realmente as pessoas a resolver o problema delas e tiverem muitos backlinks apontando para eles, com certeza você ficará nas primeiras páginas do Google e, com grandes possibilidades de ficar na 1ª página.

É importante dizer que você deve fazer um Blog De Autoridade Para Seu Negócio para você se tornar uma pessoa de credibilidade e seus visitantes confiarem naquilo que você fala escreve.

Eu criei um mini-curso onde falo mais sobre esta questão da importância de ter um blog e lá eu passo mais detalhes sobre isso. Se você quiser se inscrever, basta acessar esta página e deixar seu email, que te mandarei todas as vídeo-aulas. 

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

Seja o primeiro a comentar!