Como Grandes Líderes Inspiram Ação

Recentemente assisti a um trecho de uma palestra que, em poucos minutos, passou uma mensagem importantíssima, que a maioria das pessoas não conseguem perceber, que é como passar sua proposta de negócio, de vendas ou qualquer modelo de informação, sem ter o aspecto de uma venda ou do tipo “tentar empurrar algo” para as pessoas para obter resultados fenomenais com isto.

Como este é o último artigo de 2014, é uma boa reflexão para você fazer e repensar sua forma de vender algo, seja pela internet, seja fora dela.

Vou lhe dar um exemplo de como as empresas tradicionais vendem seus produtos. Vou mostrar sobre a venda de computadores. Veja:

“Nós fazemos ótimos computadores…

Eles são lindamente projetados, fáceis de usar e interface amigável…

Quer comprar um?”

Cliente: ‘Não!”

E é assim que a maioria dos vendedores e nós mesmos, em grande parte das vezes, nos comunicamos.

É assim que o Marketing é feito e que a maioria das vendas são realizadas.

Nós dizemos o que fazemos, como somos diferentes ou como somos os melhores… blá…blá…blá
Outro exemplo de venda que não inspira a compra do produto:

“Aqui está nosso novo escritório de advocacia.

Nós temos os melhores advogados com os maiores clientes…

Nós sempre representamos os clientes que fazem negócios conosco…”

Isso não é nem um pouco inspirador e, estes tipos de abordagens, estarão cada vez mais em decadência e as empresas venderão cada vez menos se continuarem agindo desta forma para/com o cliente.

Agora, temos o conceito da Apple, que é uma empresa sempre inovadora e referência no quesito design, usabilidade e marketing e que utiliza um modelo de marketing totalmente diferenciado, que é chamado da “Lei de Difusão da Inovação” e tem, cada vez mais resultados fenomenais nas vendas de seus produtos. Vamos a exemplo:

“Tudo que fazemos, nós acreditamos em desafiar o que já existe atualmente…

Nós acreditamos em pensar de forma diferente…

A forma que desafiamos o status quo, é fazer nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e interface amigável.

Acabamos por fazer excelentes computadores.

Quer comprar um?

É totalmente diferente a forma de se expressar e o que foi feito é inverter a ordem da informação. A Apple é uma empresa diferenciada, principalmente por tratar os clientes de forma diferenciada, oferecendo produtos únicos no mercado.

PS: Não sou garoto propaganda da Apple e nem recebo comissões para isto. É apenas um exemplo para entendimento e que é baseado no vídeo que irei comentar no final deste artigo. =)

Como Grandes Líderes Inspiram Ação

Esta é uma das estratégias que outras grandes empresas não sabem ou, simplesmente, preferem ignorar e aproveitar o “branding” que possuem para poder vender, mas que já está sendo mudado aos poucos e, empresas como ASUS, Samsung e Canon já estão fazendo marketing voltado para o público e não para apenas seus produtos ‘inovadores’.

Isto prova o seguinte conceito muito bem explanado pelo excelente Simon Sinek:

“As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porque você faz. O objetivo não é vender para pessoas que precisam do que você tem, mas sim vender para pessoas que acreditam no que você acredita.”
Simon Sinek

Trazendo este aprendizado para nossa área de negócios online, não é difícil vermos muitas pessoas fazendo o marketing das “empresas tradicionais” e poucas pessoas fazendo o marketing das “empresas inovadoras”.

Se você observar, isto nos remete a um assunto muito interessante, que nos foi ensinado por Mike Dillard em meados de 2008, que é o conceito do Marketing de Atração, que diz (resumidamente) o seguinte:

“Faça as pessoas virem até você e não o contrário. Os empresários bem sucedidos não vão atrás das pessoas para lhes mostrarem as vossas oportunidades, mas sim, mostram a elas o quanto valor e inovação eles tem no mercado para atrair as pessoas certas até eles.”

Quem faz isto é uma pequena porcentagem dos marketeiros online e, somente estes poucos que sabem e usam este modelo de marketing, é que realmente são bem sucedidas e ganham dinheiro, pois sabem fazer o marketing de inovação (que é o Marketing de Atração no nosso mercado), tão bem quanto a Apple faz para seus (excelentes) produtos.

“As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porque você faz!”

O que você faz serve apenas como prova do que você acredita.

Uma coisa é você dizer:

“Eu tenho um sonho de…”
“Eu acredito que…”
“Eu penso que…”

E, outra coisa, é:
“Eu tenho o plano de…”
“Meus produtos são…”

Isto é válido para qualquer negócio, ou seja, você tem de passar o “porque” faz isto e o que lhe motivou a realizar aquilo e não apenas ficar “empurrando” para as pessoas que seu produto é fantástico, espetacular, fenomenal e aquele blá…blá…blá que a maioria anda fazendo por aí…

Atraia pessoas que acreditam no que você acredita e não apenas aqueles que só buscam o dinheiro e enriquecimento rápido. De uma forma ou de outra, estes ‘apressadinhos’ irão lhe deixar no meio do caminho, pois não estarão tão focados quanto você no seu negócio.

Este artigo foi baseado na excelente palestras do Simon Sinek, que é especialista em Marketing de Inovação e autor do best seller “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”. Veja o trecho completo desta palestra incrível:

E você, usa o Maketing Tradicional ou o Marketing de Inovação nos seus negócios? Compartilhe aqui nos comentários abaixo para ajudar nossa comunidade a crescer cada vez mais…

Já agora, se quer começar seu negócio com o ‘pé direito’, é imprescindível ficar ligado no que realmente está funcionando para o marketing atual para você ficar a frente dos outros e se destacar no se mercado e também fazer parte e usar modelos de empresas inovadoras.

Para começar bem, recomendo conhecer meu curso de internet marketing em 5 vídeo-aulas grátis onde te mostrarei todas as ferramentas que irá precisar para seus negócios online.

Faça aqui seu cadastro para receber meu mini-curso por email.

Até mais…

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

7 Comentários

  1. VERA SILVA disse:

    Charles, quero agradecer as mensagens, pois elas mudaram os meus conceitos de marketing do meu negócio. Obrigada.

  2. Alex Medeiros disse:

    Olá Charles, eu sou o Alex Medeiros do Afiliados Brasil, tive a oportunidade de conhece-lo junto com o Gustavo Guerra. Adorei este artigo, mostra exatamente como um líder tem que fazer para representar seus negócios. Muito inspirador!

    • Oi Alex,

      Ah sim, lembro de você. Satisfação conhecê-los lá no evento que foi muito bom.
      É exatamente isto que falou, um grande líder tem a grande missão de inspirar as pessoas e não apenas ficar passando ordens ou algo do tipo.

      Abraços,
      Charles Rezende

  3. DIONEY PAIXÃO disse:

    Olá Charles. Parabéns pelo artigo. A realidade é bem essa mesma, conforme relatado no artigo.
    A maioria absoluta das pessoas querem empurrar os seus produtos "guela" abaixo em você.
    Realmente essa técnica é bem inspirador para a conversão de vendas.
    Parabéns e obrigado.

    • Olá Dioney,

      Obrigado pelo comentário.
      É isso mesmo que disse e está no artigo. Hoje em dia já não adiantam mais estas técnicas ultrapassadas de marketing. Somente os profissionais que irão se manter no mercado com estratégias diferenciadas de se fazer o marketing correto.

      Abraços,
      Charles Rezende

  4. Antonio Meirinho disse:

    Olá Charles, muito bom mesmo o artigo, que bom que em meu início, posso contar com pessoas como você
    para passar informações importantes para minha formação na web. Já me tornei um de seus seguidores.
    Charles um grande abraço. Meirinho.