4 Passos Fundamentais Para Criar Um Blog De Sucesso

Este é o 3º artigo da série especial sobre blogs…

Existem tantos blogs hoje em dia na internet, que é preciso você se destacar para ter sucesso. 

Neste artigo vou lhe mostrar 4 dicas fundamentais para você criar um blog de sucesso na internet. Vamos a elas:

Consistência

Um blog precisa sempre ter novos conteúdos postados de forma regular, pois é justamente para isto que você deve ter um blog. Ou seja, é preciso postar novos conteúdos de valor e de forma consistente no seu blog.

Um outro ponto importante, é escrever artigos sobre o que as pessoas andam buscando na internet. Você pode ir a ferramenta de palavras-chave do Google ou ao Yahoo Respostas e ver o que as pessoas mais estão buscando no seu nicho de mercado e escrever a solução para aquilo que elas buscam.

Com isto, você fará com que seu blog tenha cada vez mais tráfego, pois a tendência é que seus artigos apareçam bem posicionados no Google e também fará com que as pessoas se conectem e confiem cada vez mais em você. Isto é o que chamamos de credibilidade, que é quando você traz conteúdo de valor e as pessoas gostam desta sua ajuda e passam a segui-lo em tudo que fizer.

Rentabilidade

Um blog é um dos melhores lugares para fazer dinheiro no seu negócio, mas isto não ocorrerá da noite para o dia e não será através de um monte de banners publicitários do adsense ou links patrocinados espalhados por todo o blog, parecendo mais um “carnaval” do que é um blog profissional.

4 Passos Fundamentais Para Criar Um Blog De Sucesso

Você irá monetizar seu negócio com seu blog a partir do momento que tiver a consistência de escrever de 3 a 5 artigos por semana no seu primeiro ano de blog. Após vários anos de já ter lançado este meu blog, tenho aqui alguns números que podem te ajudar a ter uma ideia dos resultados que um blog profissional pode te trazer.

Pelas minhas contas, eu consigo gerar 1 contato gratuito para cada 10 artigos (de qualidade) que eu posto aqui no blog.

Portanto, se você publicar 50 artigos no blog com conteúdo de muito valor e que este conteúdo fique bem posicionado nos motores de busca, a tendência é que você gere cerca de 5 contatos grátis por dia usando apenas o seu blog.

Se publicar 100 artigos, irá gerar 10 contatos diariamente. Isto se você tiver boas chamadas para a ação no final dos seus artigos, ter vários formulários de captura espalhados no blog, tipo o que eu tenho aqui no meu blog e também um bom pop up instalado com uma oferta irresistível para capturar os emails dos visitantes do seu blog.

Eu sugiro você instalar um pop up de saída, ou seja, sempre que o visitante for sair do seu blog, você mostra o pop up para ele, pois desta forma você será menos invasivo e fará com que o visitante deixe o email dele para pegar sua oferta irresistível. 

Desde quando eu implantei esta técnica aqui no meu blog, consegui aumentar em cerca de 10% a quantidade diária de contatos gerados. 🙂

Bom, voltando aqui nas métricas de artigos x quantidade de contatos, pela minha experiência, você conseguirá atingir estas métricas a partir dos 50 artigos publicados no seu blog. 

Portanto, não pegue os cálculos acima antes de ter seus primeiros 50 artigos publicados, que é justamente o momento que você está trazendo a credibilidade no seu mercado. A partir dos 50 artigos, daí sim já pode considerar 1 contato para cada 10 artigos publicados, ok?

Agora, por favor, evite encher seu blog de banners de tudo quanto é produto que tem por aí. Isto não irá lhe trazer nenhum resultado e seu blog vai ficar horrível de se navegar e os visitantes não ficar muito tempo por lá.

Design

Este é um fator muito importante para seu blog. Muita gente acha que é apenas instalar o blog e depois sair postando artigos do nada… Não é bem assim que as coisas funcionam…

Eu sempre prezo por um design elegante e de fácil navegação. Digo isto, pois sempre que chego a algum blog ou site e vejo que ele está cheio de banners para tudo quanto é lado e o design do blog é horrível, não fico muito tempo por lá e já vou logo buscar por outro conteúdo para solucionar o meu problema.

Eu prefiro e recomendo 100% a plataforma do WordPress para instalar o seu blog, pois ela proporciona muito mais flexibilidade em termos de configuração do design e aparência e também permite a instalação de novas funcionalidades de uma forma rápida e prática.

Conexão Com Seus Leitores

Além de escrever artigos para resolver o problema das pessoas, use uma página exclusiva no seu blog para contar a sua história. As pessoas gostam de saber sobre o autor, porque ele tem o blog e como ele começou nos negócios online. Eu sempre deixo uma página sobre ativa nos meus blogs para as pessoas me conhecerem melhor.

4 Passos Fundamentais Para Criar Um Blog De Sucesso

Feito isto, o seu trabalho principal, conforme já mencionei no tópico anterior, será escrever novos conteúdos no seu blog, compartilhando seus conhecimentos e experiências no seu nicho de mercado para ajudar a resolver o problema dos seus leitores e divulgar este seu conteúdo em todas as maiores redes sociais, com o Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Google + e Linkedin.

Lembre-se sempre de fazer boas chamadas para a ação no final dos seus artigos e encaminhe seus leitores para sua página de captura do seu negócio ou para um formulário de captura dentro do seu blog, pois será assim que irá gerar contatos de forma gratuita.

Além disso, incentive seus leitores a comentarem sobre o conteúdo que eles acabaram de ler. Isto ajuda a gerar uma boa prova social do seu blog junto a outros leitores futuros.

A coisa mais importante é ter certeza de que você é você mesmo, de modo que você seja sempre honesto e sincero em tudo que escrever, sem inventar nada e sem ficar escrevendo artigos só para ter quantidade, ao invés de prezar pela qualidade.

Não faça um trabalho ‘grátis’ no seu blog. Faça sempre com que seus leitores te paguem e, este ‘pagar’, é fazer com que eles subscrevam os vossos emails na sua lista de e-mail marketing, seja para receber as atualizações de novos artigos publicados, um ebook gratuito em que você ensina alguma coisa de valor em troca do email da pessoa ou então um mini-curso gratuito que você ensine em 3 ou 5 vídeo-aulas as pessoas a resolverem alguma dor específica do seu nicho de mercado.

Com isto, você terá o email dela cadastrado no seu autoresponder que, futuramente, poderá oferecer produtos a estas pessoas para monetizsar seu negócio.

Diga ao Mundo Sobre Seu Novo Blog

Assim que inaugurar seu blog e postar uns 12 a 20 artigos iniciais, vá lá ‘fora’ e diga a todos que você tem um novo blog…

Aqui estão algumas ideias: 

  • Envolva-se em fóruns e utilize sua assinatura para as pessoas irem para o seu blog. Veja como neste artigo <<< 
  • Divulgue seus primeiros artigos nas maiores redes sociais, como Facebook, Twitter, Pinterest, Linkedin e Google+. Veja aqui como fazer isto nestas maiores redes sociais. 
  • Crie páginas de fãs e grupos no Facebook para conectar seu blog com maior rede social do mundo. 
  • Busque por outros blogs do seu nicho e faça comentários para atrair tráfego ao seu blog. Veja como fazer isto neste artigo que escrevi aqui mesmo no meu blog.

É isto. Não tem muito segredo para fazer as coisas, como muitos ditos ‘guruuuss’ espalham por aí… O que existe é trabalho para fazer as coisas acontecerem com as ferramentas corretas.

Se você tem dificuldade com a parte técnica, não se preocupe, pois hoje em dia é muito simples criar um blog profissional usando o WordPress, bastando você ser dedicado e querer aprender a fazer as coisas da forma correta.

Agora chegou sua vez de criar seu blog e começar a ter conteúdos de valor para atrair sua audiência, gerando contatos para seu autoresponder e fazendo vendas a estas pessoas da sua lista de contatos posteriormente.

Para isto, é muito simples… Cadastre seu email aqui nesta página que vou lhe enviar um mini-curso por email com informações de como ter um blog a este meu de uma forma simples e rápida.

Além disso, irei lhe ensinar a como construir um negócio pela internet, usando seu blog profissional.

Então, a hora é agora. Inscreva-se aqui para garantir sua vaga no meu mini-curso grátis e aprender a gerar seus conteúdos de valor no seu próprio blo.

Um abraço…

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

2 Comentários

  1. Danilo disse:

    Artigo excelente Charles,

    Você explicou de forma muito simples de entender como fazer um blog ter sucesso. É bem verdade que isso requer trabalho duro. Mas lá na frente compensa cada minuto perdido.

    Então o jeito é ir a luta. rs

    Parabéns por esse post, abraços!