4 Razões Para Criar Um Blog Viral

Este é o 2º artigo desta série especial sobre blogs.

No primeiro artigo desta série, eu falei sobre Como Fazer Um Blog De Autoridade Para Seu Negócio. Se ainda não viu, dê uma lida lá para entender melhor sobre o que é um blog e a importância de você ter um blog profissional para seu negócio. 

Os blogs tem conquistado cada vez mais as pessoas e melhorando os negócios de milhares de empresas ao redor do mundo. Até os gigantes como a Amazon utilizam blog para comunicar com seus contatos e clientes.

Ter um blog é um grande aprendizado e uma fonte de crescimento pessoal e profissional. É também uma ferramenta essencial para fazer a alavancagem de seu negócio.

Hoje em dia, existem vários tipos de plataformas em que você pode construir seu blog, sendo a plataforma do WordPress a mais famosa e mais completa.

Blog Viral

Este é um modelo de blog que tem feito sucesso no mercado pela facilidade de criação e você não ter que se preocupar com a parte técnica da coisa, como instalar os plugins, templates, etc… Para te explicar do que se trata, vamos pegar o exemplo de grandes portais de conteúdo, como a http://globo.com, http://uol.com.br e http://terra.com.br.

Os portais de conteúdo publicam várias notícias e conteúdos diariamente dentro do mesmo domínio. No caso da Globo, todas as notícias referentes a novelas, jornais, programas e esportes são publicados dentro do domínio http://globo.com.

O que eles fazem é criar subdomínios dentro do domínio da Globo para colocar estas notícias. Obviamente que eles possuem uma grande equipe de redatores e produtores de conteúdo para atualizar a página, de acordo com sua área.

Com isto, estes portais de conteúdo, publicam dezenas, até centenas de novos conteúdos todos os dias. Você já percebeu que, sempre que surge uma notícia de grande repercussão no mercado, estes portais vão lá em suas páginas principais e publicam esta notícia?

Mas, porque estou dando este exemplo de portais de conteúdo? Simplesmente porque os motores de busca adoram estes tipos de sites, pois eles sempre possuem a notícia em primeira mão.

5 Razões Principais Para Criar Um Blog Viral

Daí, por exemplo, quando tem uma notícia de grande repercussão ou uma notícia qualquer e você vai lá no Google para pesquisar, você irá notar que as primeiras páginas que aparecem são exatamente as notícias destes grandes portais.

E, porque eles aparecem sempre nas primeiras posições??

Simplesmente porque, conforme mencionei acima, os motores de busca como Google, Bing e MSN sempre posicionam as notícias destes sites nas primeiras posições nas páginas de busca. Você deve estar perguntando porque eu estou mencionando estes grandes portais de conteúdo neste artigo…

É porque eu precisava lhe explicar a importância de você ter o um blog de autoridade para que os motores de busca mostrem os seus artigos nas primeiras posições quando as pessoas fazem uma busca sobre um assunto ao qual você escreveu no seu blog.

É aí que entra o blog viral, pois como o próprio nome diz, “viral” quer dizer que, se seu conteúdo estiver dentro de um blog viral, a tendência é que ele apareça nas primeiras posições dos motores de busca, coisa que num blog comum você demoraria muito mais para conseguir isto.

Um blog viral é simplesmente uma rede de blogs instalada no mesmo domínio. Daí, sempre que você publicar um novo conteúdo, como o blog está no mesmo domínio de todos os membros, os motores “enxergarão” aquele conteúdo como sendo relevante e o colocará na 1ª página do Google, Bing, MSN, etc… num período de apenas alguns poucos dias ou até poucas horas, dependendo do seu nicho e concorrência.

Já agora, se você tiver um blog comum, instalado no seu domínio, daí as coisas tendem a demorar um pouco mais, pois se você tiver começando agora, terá que escrever conteúdo (artigos) e fazer muitos backlinks para que seu blog comece a se destacar nos motores de busca.

Vantagens De Ter Um Blog Viral

Eu separei 5 vantagens de ter um blog viral. Vamos a elas:

1) Ter um blog, é um grande aprendizado. Você melhora sua escrita, comunica com seu público-alvo de uma forma clara e sincera, expõe suas dicas e opiniões sobre seu nicho de mercado, ajuda as pessoas a resolverem os problemas delas nos negócios do seu nicho e, principalmente, traz sua credibilidade para seu mercado.

4 Razões Para Criar Um Blog Viral

Quem tem credibilidade, tem tudo e, somente através de um blog (de preferência que seja viral) é que você transmitirá esta credibilidade para seu público-alvo. Se você está começando agora, o blog deve ser uma das principais ferramentas para você começar a implementar como estratégia de negócios.

2) Os blogs virais são lugares perfeitos para você partilhar suas dicas, tutoriais, vídeos e artigos, pois como eles tem grande autoridade junto aos motores de busca, conforme expliquei acima, seus conteúdos ficarão sempre bem posicionados, o que lhe trará muitas visitas grátis para seu blog.

3) É uma oportunidade ímpar para gerar contatos no seu negócio para você fazer o acompanhamento via autoresponder. Se você ainda não possui um autoresponder, dê uma lida neste artigo.

Um dos maiores objetivos do blog para seu negócio é capturar os emails das pessoas (contatos) para você fazer o acompanhamento por email, mandando dicas, informações, tutoriais e fazer a indicação de produtos e serviços como afiliado para você poder ganhar dinheiro.

4) Quando eu comecei, em meados de 2009, as coisas eram muito difíceis e tínhamos que fazer tudo “a mão”, ou seja, para construir um blog era um sufoco, pois os recursos eram poucos e não haviam cursos para ensinar a trabalhar com quase nada.

Hoje em dia, é muito simples ter um blog viral, pois você poderá criar seu blog bem rapidamente. Com apenas alguns cliques, seu blog já estará pronto e ativo para você escrever seus artigos, bastando depois você apenas personalizá-lo de acordo com seus gostos.

Para personalizá-lo, você terá uma série de vídeo-tutoriais que foram gravados por mim mesmo, onde ensino o passo a passo para você ter um blog viral, mesmo que você esteja começando agora.

Em pouco mais de 1 hora, você já conseguirá ver todos os vídeo-tutoriais e personalizar seu blog para poder começar a trabalhar.

Ou seja, em menos de 1 minuto você já cria seu blog e, em cerca de 2 horas, você já o terá personalizado de acordo com as configurações que fizer vendo meus vídeo-tutoriais e terá seu blog pronto para começar a inserir seus artigos no mesmo dia que adquirir seu blog viral.

Desvantagens De Ter Um Blog Viral

Bom, sou obrigado a dizer a ser sincero e objetivo com você e te passar também as desvantagens de se ter um blog viral para você analisar se é ou não para você, ok?

Vou listar aqui alguns motivos que não vale a pena ter um blog viral:

1) Como um blog viral fica apenas em 1 domínio, você fica sempre dependente de outra pessoa ou plataforma para manter seu blog no ar. Ou seja, você não tem o controle sobre o que irá acontecer com o domínio que está instalado seu blog e isto é complicado caso dê algum problema no domíno principal.

2) Você precisará pagar mensalmente um valor mais caro para manter seu blog viral no ar do que se tivesse um blog no seu próprio domínio com sua própria hospedagem. Geralmente, para se ter um blog na sua própria hospedagem e ter seu próprio domínio, você gastará em torno de 20 a 30 reais por mês, no máximo.

Já, para ter um blog viral, você pagará o dobro disso, no mínimo.

3) A única plataforma que oferece blog viral de qualidade cobra a assinatura do blog viral em dólares. Portanto, você sempre ficará meio que refém da variação da cotação do dólar em relação ao real, o que hoje em dia não está nada barato e poderá pagar muito caro para ter um blog viral funcionando.

Pois é, talvez você pensou que as coisas fossem tão boas com relação ao blog viral, mas não é tão boa assim.

Bom, agora que você já sabe das vantagens e desvantagens de se ter um blog viral, vou deixar aqui 2 alternativas para você escolher para ter seu blog profissional hoje mesmo.

Se você quiser contratar um blog profissional, basta contratar aqui nesta página.

Já agora, se você quer aprender a criar seu próprio blog profissional no seu domínio e sua hospedagem, para você ter o controle de tudo que irá acontecer com ele, inscreva-se aqui no meu mini-curso que vou lhe ensinar a fazer isto.

É isto, espero que tenha entendido e nos vemos lá dentro…

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

1 Comentário

  1. Cintia disse:

    Boa noite Charles, estou estudando todo o seu blog. Estou adorando, tudo muito bem explicado e de fácil acesso. Parabéns pelo seu trabalho
    Eu estou estudando pois quero montar um negócio de indicações de market direto. Recrutar, e indicar o melhor dependendo do perfil.

    Estou muito confusa ainda.
    Vc pode me indicar qual o melhor hospedeiro para um blog psra este mercado. Ainda não consegui entender muito sobre a página de captura. Consigo comprar um programa pronto para isto, ou preciso mandar fazer? E o auto respondeR?