E-mail Marketing – Como Utilizar o AutoResponder

Hoje em dia ter um autoresponder passou a ser uma obrigatoriedade para todas as pessoas que realmente fazem um trabalho sério pela internet. O autoresponder é seu canal de comunicação direta com seus contatos onde, a qualquer momento, você poderá enviar [...]

Hoje em dia ter um autoresponder  passou a ser uma obrigatoriedade para todas as pessoas que realmente fazem um trabalho sério pela internet.

O autoresponder é seu canal de comunicação direta com seus contatos onde, a qualquer momento (broadcasts), você poderá enviar uma informação, notícia, promoção e dicas para sua lista de forma instantânea. Também poderá utilizar para enviar e-mails programados (follow ups) para os subscritores que assinarem no seu formulário de cadastro, para receber informações específicas.

Vamos a algumas questões importantes:

O que é um AutoResponder?

Resumidamente é um e-mail automático, ou seja, é um software online onde você programa seus e-mails para serem entregues à sua lista de contatos automaticamente, quando estes se inscrevem para receber suas informações através de seus formulários de captura no blog ou suas páginas de captura.

Quais as vantagens?

São várias, como: Você só terá escrever seus e-mails uma vez, pois após configurados, eles serão entregues automaticamente para todas as pessoas que se inscreverem para sua lista.

Você pode ter centenas, milhares de pessoas inscritas em sua lista e ficar tranquilo, pois após a configuração dos emails, o próprio autoresponder se encarregará de enviar estas mensagens de acordo com o intervalo de tempo estipulado para você.

Além disso, fará o mais importante, que é a relação com sua lista. Se você tiver uma boa relação com seus contatos, eles confiarão cada vez mais em você e, com isto, você fará mais vendas para esta sua lista.

Devo ter um serviço pago ou gratuito?

A recomendação é sempre utilizar serviços pagos. Apesar de você ter que desembolsar todo mês uma quantia referente à “locação” do autoresponder para sua utilização, você sempre terá um serviço de qualidade e garantia de que seus e-mails programados e dados de seus contatos não se percam.

Nos serviços gratuitos, você não tem esta garantia e terá muitas limitações, como número máximo de envios diários/semanais/mensais de e-mails, lista de contatos limitadas e, o pior, se você perder sua conta, não tem mais volta.

Temos hoje dezenas de serviços profissionais de autoresponders pagos, como: aWeber, GetResponse, iContact, Traffic Wave, Mail Chimp, E-Goi, Active Campaign, entre outros…

Eu, particularmente, já experimentei 3 serviços de autoresponders até que eu chegasse ao serviço que eu uso atualmente, que é o aWeber.

Para mim, o aWeber está entre os top 3 melhores autoresponders do mercado em termos de funcionalidades. O mais importante de um autoresponder é se ele entrega a maior parte dos emails que você envia na caixa de entrada de seus contatos.

De nada adianta você ter um autoresponder que tem um monte de funcionalidades, sendo que a taxa de entrega de emails dele é uma porc%$%#.

E-mail Marketing – Como Utilizar o AutoResponder

O que devo verificar antes de adquirir um serviço pago?

Primeiramente deve-se fazer uma comparação dos serviços x preços entre os melhores autoresponders já listados acima.

Depois faça uma pesquisa no Google e veja em fóruns, listas de discussões, blogs, etc… qual o serviço que a maioria anda utilizando e sem reclamações, como: demora na entrega dos e-mails e confirmação de subscrição, falta de suporte on-line, etc…

A melhor forma de saber em detalhes como andam os serviços pagos, é você perguntar a alguma pessoa conhecida via Skype ou redes sociais qual o serviço que ela esteja utilizando e sua opinião.

Se você optar pelo aWeber, você pode fazer seu cadastro e usar a ferramenta gratuitamente no primeiro mês .

Como faço para aprender a utilizar?

Geralmente, a maioria dos serviços possui tutoriais que lhe ensina a configurar e utilizar o autoresponder desde o início. Um empecilho que você pode encontrar é que a maioria dos serviços está em inglês.

Mas não há problemas, pois no YouTube poderá encontrar muitos vídeo-tutoriais lhe ensinando a utilizar e também dentro da sua área de membro do autoresponder tem bastante tutoriais para lhe ensinar.

Basta buscar no Google que você achará bastante informação gratuita também.

Porém, tenho uma surpresa para você no final deste artigo para lhe ajudar. Continue lendo até o fim…

Quais os preços para utilizar este serviço?

Os preços variam de acordo com a quantidade de subscritores que tem na sua lista de contatos.

Por exemplo: O aWeber deixa você testar o serviço deles no 1º mês de forma gratuita e só depois dos primeiros 30 dias que você começará a pagar $19 (dólares) por mês para uma lista de até 500 subscritores. Se aumentar os seus subscritores para 510, por exemplo, é incrementado $10 sobre o valor que você já paga, passando para $29 por mês.

E daí por diante, de acordo que sua lista de subscritores vai aumentando, os valores mensais também aumentam proporcionalmente, conforme tabela que pode ser vista no próprio site do serviço.

O que devo escrever nos meus e-mails do Autoresponder?

Bom, esta parte é muito importante e você deverá pensar muito antes de fazê-la. Hoje em dia as pessoas são “bombardeadas” em suas caixas de entrada com muitas propagandas não solicitadas, mais conhecidas como SPAM, promoções, dicas, oportunidades de negócios, etc…etc…

A primeira coisa que você deve ter em mente é que não poderá fazer SPAM de forma alguma, utilizando uma conta de um autoresponder pago. Hoje, estes serviços já tem várias proteções para que isto não aconteça e, se eles perceberem que você é um spammer, sua conta será cancelada e não terá mais volta.

O seu 1º e-mail sempre deverá ser para a confirmação dupla de subscrição, também chamado de “opt-in duplo”, ou seja, quando a pessoa se cadastra no formulário do seu site, blog, rede social ou outro local qualquer, ela terá que confirmar o interesse em receber seus e-mails através de um e-mail que ela mesma receberá para confirmar a inscrição.

E-mail Marketing – Como Utilizar o AutoResponder

Isto é muito importante e deve sempre ser feito para todas as suas listas de contato.

Nunca utilize estas listas de 5, 10, 50 milhões de e-mails que são vendidas por aí para cadastrar estes contatos no seu autoresponder, pois poderá ser considerado como SPAM e sua conta será banida sem dó nem piedade.

Procure escrever conteúdos de qualidade e que dê valor para sua lista de contatos, como dicas de Internet Marketing, como fazer vídeos, técnicas de escrita, etc…

Caso ainda não tenha visto, leia este artigo para saber mais sobre a importância do email marketing para seus negócios.

Para finalizar, vou lhe fornecer uma ajuda para começar a trabalhar com um bom autoresponder. Eu já trabalho com o aWeber desde 2011 e já enviei milhares de emails usando este serviço, que considero uma das 3 melhores soluções de autoresponder do mercado.

Em todos estes anos já sei exatamente como trabalhar com grande parte do que o aWeber é capaz de nos fornecer como clientes e tenho uma ampla experiência com esta ferramenta que ajuda imensamente nos meus negócios.

Se você ainda não tem seu autoresponder, vou lhe fazer uma proposta que será boa para mim e para você, ok?

Seguinte, eu sou um afiliado do aWeber, ou seja, todas as pessoas que eu indico para utilizar, eu ganho uma comissão pela indicação. Portanto, a minha proposta é a seguinte:

1) Limpe os cookies do seu navegador de internet. Se você não sabe limpar, veja neste artigo como fazer isto.

2) Entre neste link (meu link de afiliado) e faça a assinatura de uma conta no aWeber. Depois de clicar neste link, basta clicar no menu na parte superior direita da página e ir em “Standard Pricing”.

Feito isto, basta clicar no botão verde chamado “Start Your 30-day Free Trial Today” que você terá 3 opções de compra, que é “Mensal”, “Trimestral” e “Anual”. Basta escolher a que mais lhe agrada e continuar o cadastro.
Obs.: Sugiro você escolher as opções “Trimestral” ou “Anual”, pois terá 15% de desconto. Caso queira fazer o teste grátis no primeiro mês, fique a vontade também. 😉

Logo abaixo, preencha o formulário na opção “Create Your Account” para criar sua conta e, no último passo, que em “Enter Billing Information” você deverá preencher os dados de seu cartão de crédito internacional e depois concluir a compra.

Atenção: O aWeber só aceita cartão de crédito internacional. Se ainda não tem um, veja este artigo.

3) Após criar sua conta e concluir sua compra, basta fazer o login na sua conta do aWeber, ir na parte superior direita e clicar sobre o seu nome e ir em “My Account”. Feito isto, clique no link chamado “Billing” e vá até “Invoices”.

Neste campo de “Invoice” terá lá o número de registro de sua compra (geralmente de 8 dígitos). Basta copiar este número e mandar para o meu email [email protected]

4) Assim que eu receber seu email, irei conferir se realmente você adquiriu com meu link de afiliado e irei te contactar imediatamente para marcarmos 1 hora de consultoria pelo skype, onde irei lhe ajudar a criar sua 1ª campanha no aWeber e te darei também, como bônus, 10 emails 100% persuasivos para você inserir nesta sua 1ª campanha.

É essa a proposta, ok?

Porque estou fazendo isto?

Conforme lhe falei, isto é uma relação ganha-ganha, pois eu irei receber uma comissão como afiliado do aWeber e você irá receber 1 hora de consultoria comigo, onde lhe passarei as minhas melhores estratégias para você utilizar esta excelente ferramenta de email marketing que você não vai encontrar em nenhum curso por aí no mercado. Além disso, te darei os 10 primeiros emails que eu próprio utilizo para acompanhar minha lista.

Portanto, siga os passos acima e adquira agora mesmo seu autoresponder para já começar a montar sua lista hoje mesmo.

É isso.

Gostou do artigo? Deixe seus comentários abaixo e recomende a seus amigos. Se você gostou, com certeza eles irão gostar também. 😉

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

6 Comentários

  1. Olá Charles tudo bem?

    Parabéns pelo seu blog,está muito bonito e profissional.
    Qualquer pessoa nota quando um trabalho é feito com dedicação e competência.

    Siga sempre assim que você vai a passos largos rumo ao sucesso!!

    Grande abraço e feliz 2011!!

  2. Nelmy Rocha Bandeira disse:

    Charles Rezende. como sempre o termo mais usado para comentar as suas inteligentes e didáticas dicas é simplesmente fantástico. Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Grande Mestre!!!!!!!

  3. ame1rico disse:

    EXCELENTES DICAS.Abçs

  4. Martinho disse:

    Dicas simples e bem objetivas, parabéns!