Email Marketing – O Guia Definitivo Para Aumentar a Credibilidade Com Sua Lista

Resolvi escrever este artigo, com base nas várias perguntas que eu recebo diariamente aqui no blog sobre email marketing e autoresponder. Vou te passar, com base na minha experiência, algumas informações relevantes sobre email marketing que poderão te ajudar nos seus negócios.

É fato que o email marketing é uma das melhores formas de você fazer vendas pela internet. Quem tem uma lista responsiva de emails de pessoas que pediram para receber suas informações, é como se fosse algo como uma “máquina de imprimir dinheiro”, pois é dali que sairão grande parte de suas vendas pela internet.

Ainda vemos muitas pessoas trabalhando pela internet que não possuem um sistema de email marketing profissional para gerenciar seus contatos e clientes. Isso é bem crítico, pois você está deixando grande parte do dinheiro que poderia estar ganhando com estas pessoas que já compraram de você e que você não tem mais relação com elas, pois não pegou o email delas quando fizeram uma compra contigo ou quando estiveram em seu site.

O Que é Email Marketing?

É basicamente a melhor forma de você se comunicar com seus clientes através de um sistema profissional de envio de emails. Na grande maioria das vezes, isto é feito com um bom autoresponder.

Você pode ver mais sobre autoresponder no artigo Como Utilizar o Autoresponder? em que eu explico mais em detalhes sobre isto.

Email Marketing - O Guia Definitivo Para Aumentar a Credibilidade Com Sua Lista

Vejo muitas pessoas trabalhando pela internet que ainda não possuem um sistema de e-mail marketing profissional, usando uma ferramenta imprescindível em seus negócios, que é o autoresponder. Sugiro dar uma lida no artigo E-mail Marketing – Como se Beneficiar desta Importante Ferramenta de Forma Correta em que falo mais sobre as definições de email marketing.

É fato que, se você não tiver um sistema básico, que inclui Blog + Páginas de Captura + Autoresponder no seu negócio, simplesmente eu posso lhe dizer que você não tem um negócio, ou seja, está se “aventurando” pela internet para ver se pode mesmo ganhar dinheiro. Esta é a realidade!

Vou te mostrar neste guia completo sobre email marketing, várias dicas e estratégias de como você pode usar esta excelente ferramenta em qualquer negócio que for desenvolver baseado na internet. Todos os gurus e especialistas em marketing, recomendam o uso correto desta ferramenta para você ter sucesso.

Email Marketing surgiu, devido a necessidade dos comerciantes fidelizarem seus clientes, após os mesmos realizarem a compra de um produto ou de visitarem suas páginas de vendas.

Resumidamente, é uma forma de usar o email como uma ferramenta de marketing direto, ou seja, é você ter um contato mais próximo com seu público-alvo e ter estes clientes por muitos anos lhe acompanhando e comprando os produtos que você recomenda.

E, com o avanço do Internet Marketing, esta ferramenta pode fazer muito mais do que isto, pois além de você ter o email de seus clientes, você pode capturar os emails de potenciais clientes que virão a comprar de você posteriormente, a partir do momento que você começar a enviar emails de relacionamento com estas pessoas através de um bom sistema de email marketing (autoresponder).

Porque Usar?

Nos dias atuais, em que a concorrência é cada vez mais acirrada, a melhor forma de você conquistar seus clientes para voltarem a comprar de você ou acompanhar seu trabalho de perto, é usando uma ferramenta de acompanhamento destes clientes ou contatos.

Isto só é possível se você utilizar uma ferramenta chamada autoresponder, em que você consegue acompanhar seus contatos diariamente, semanalmente, mensalmente ou de qualquer outro intervalo de tempo, enviando email ou newsletters com dicas, tutoriais, promoções e recomendações de produtos de seu negócio ou loja.

Para que você trabalhe com esta ferramenta de uma forma profissional, é preciso que o seu cliente/contato se inscreva na sua newsletter, formulário ou página de captura, dependendo do negócio que desenvolve, para eles receberem seus emails. Com isto, você só enviará emails para quem está lhe autorizando enviar.

Isto é fundamental, pois se você enviar emails para quem não lhe solicita, estará praticando Spam, uma coisa que jamais deve ser feita, pois você poderá perder sua credibilidade para sempre.

E-mail Marketing X Spam

A prática do Email Marketing tem sido cada vez mais constante por vários profissionais de internet e network marketing e também por empreendedores de vários nichos de mercado. Quem trabalha com esta ferramenta da forma correta, conquista muitos clientes fidelizados por muitos e muitos anos.

Agora, quem só fica praticando Spam, ou seja, enviando emails para quem não lhes autoriza enviar, com certeza perderá a credibilidade rapidamente, pois este tipo de envio de mensagens não funciona e não dá resultados.

Dê uma lida no artigo E-mail Marketing – As 5 Desvantagens do SPAM que postei aqui e que explico isto mais em detalhes..

Se você quer ter um negócio de longo prazo, é imprescindível implantar o email marketing no seu sistema de trabalho, pois fará uma diferença enorme quando você tiver centenas, milhares de clientes já cadastrados e lhe acompanhando em tudo que faz.

A ferramenta de autoresponder que utilizo e que considero ser a melhor, mais confiável e mais estável atualmente, é o aWeber.

Email Marketing - O Guia Definitivo Para Aumentar a Credibilidade Com Sua Lista

O aWeber possui parceria com os maiores provedores de email do mundo, como o Gmail, Yahoo e Outlook (Hotmail). Com isto, é garantido que mais de 99% das suas mensagens chegarão na caixa de entrada dos seus contatos. Isto hoje é em dia é imprescindível para o sucesso de seu negócio.

Se você quer realmente fazer um trabalho sério e profissional com email marketing, experimente o aWeber e veja como ele poderá fazer seu negócio ir até um outro nível. 

PS: Você pode começar gratuitamente no 1º mês para você testar o serviço e ver como funciona…
Dê uma olhada no artigo Será Que Nós Realmente Podemos Confiar No aWeber? em que explico melhor sobre isto e pode conhecer também alguns bônus que poderei te oferecer.

Como Utilizar E-mail Marketing Com Eficiência?

Hoje em dia, recebemos vários e-mails diariamente e, por falta de tempo, geralmente selecionamos os melhores para lermos através do título ou da pessoa que nos envio. E, na maior parte das vezes, nossa tendência é de abrir aqueles que tem os títulos que mais nos chamam a atenção. Mais abaixo falarei sobre isto, que são as linhas de assunto ideais para email marketing.

Bom, após o seu contato abrir seu e-mail, você terá, no máximo, 10 segundos para fazer com que ele permaneça lendo o e-mail. Esta é a média que uma pessoa gasta para analisar se um e-mail será atrativo ou não para ela ler.

E, para capturar a atenção de seus contatos ou futuros clientes logo no início do e-mail, é imprescindível que você tenha em mente 3 perguntas importantíssimas de Como Utilizar E-mail Marketing, que são:

3 Perguntas Básicas De Como Utilizar E-Mail Marketing

1) Qual o objetivo do e-mail que estou enviando?
Enviar conteúdo, enviar uma oferta, apenas fazer o seguimento tentando criar o
relacionamento? O objetivo é sempre ter um link clicado e NUNCA fazer do e-mail um site de vendas.
Lembre-se sempre: As pessoas adoram comprar, mas detestam que lhe vendam qualquer coisa.

2) Para quem está falando nesse email? (contatos, amigos ou clientes).
É importante saber diferenciar o seu público alvo, ou seja, se você tiver vários formulários de captura, não poderá enviar o mesmo e-mail para quem se inscreveu para conhecer sua oportunidade e também para quem quer apenas receber um curso gratuito que você tenha, por exemplo.
Portanto, faça a segmentação de sua lista e diferencie os seus contatos.

3) O que vai fazer para ter aquele clique?
Em conteúdo você tem de ser conhecido como um expert, fale para eles em linguagem que todos entendam mas seja credível. Escreva com o “coração” e mostre as pessoas que você quer criar um relacionamento de longa data com elas.

Seja divertido, pessoal e transparente em todos os seus e-mail. Jamais conte mentiras ou dê opinião de algo que você não conheça ou já tenha experimentado.

Além destas 3 perguntas super importantes, é preciso que você coloque uma frase de alto impacto para chamar a atenção de seus contatos para lerem seu e-mail até o fim.

Melhores Frases Para o Início de Seu E-mail

Selecionei as 12 melhores frases para você colocar logo no início quando você for escrever um email para seu autoresponder:

* Você ouviu as notícias?
* Isto pode ser um choque para você…
* Você já alguma vez viu isto?
* Eu tenho uma confissão a fazer…
* Estou mal que até me apetece gritar…
* Sim é verdade…
* Você sabia disto?
* Aqui está toda a história…
* De acordo com novos estudos…
* Vamos encarar…
* Deixe-me fazer uma previsão…
* Isto descreve você?

Perceba que todas elas tem algum tipo de chamada para a ação (Call To Action) para que a pessoa continue lendo seu email. 😉

Após você fazer o CTA, vem a parte da introdução do seu email.

Como Fazer A Introdução De Seu E-mail Marketing

Depois que você prendeu a atenção de seu prospecto na frente da tela e fazê-lo com que leia todo o conteúdo do seu e-mail, chegou a hora de você fazer a introdução deste email para a pessoa, ou seja, o que você realmente irá falar com ela no email.

Bom, é fato que muitas pessoas tem dificuldades em escrever e-mails de qualidade, artigos, posts ou qualquer coisa do gênero para lhes ajudar em seus negócios. O mais importante é sempre estudar e ir aprimorando aquilo que você aprende todos os dias e jamais desistir.

Email Marketing - O Guia Definitivo Para Aumentar a Credibilidade Com Sua Lista

Para fazer uma boa introdução de seus e-mails, é preciso sempre dedicar parte de seu tempo para melhorá-los dentro do seu autoresponder ou do seu serviço de email marketing. Eu, particularmente dedico muito tempo no meu blog e também na elaboração de e-mails para meu autoresponder.

Grande parte do conteúdo que eu envio por email para minha lista, eu não disponibilizo no meu blog, pois são informações para quem realmente decidiu seguir meu trabalho e também por não dar tempo de colocar tantas informações aqui no blog.

Face a isto, você pode aproveitar o seu serviço de email marketing para se aproximar ainda mais de seus leitores.

No tópico acima, te passei 12 dicas de frases iniciais para seus e-mails, que faz com que as pessoas leiam o restante do que você tem para passar de informação.

Depois de fazer esta primeira introdução com uma frase impactante, o próximo passo é introduzir corretamente o que você tem a falar para seu público, ou seja, você se apresentar para seu prospecto para já criar uma relação de confiança com ele.

O que acontece é que, quando seu contato recebe seu e-mail, mesmo que tenha se inscrito no próprio dia na sua lista, ele pode não se lembrar de você.

Você gostaria de ler um e-mail sem saber o motivo daquele email estar ali ou, ao menos, sem saber quem é a pessoa que está te escrevendo aquele email? Provavelmente não, correto?

Perguntas Essenciais Na Introdução

Para evitar que isto aconteça com seu contato, faça as 5 perguntas primordiais antes de iniciar seu e-mail:

* Quem?
* Onde?
* O Quê?
* Como?
* Porque?

Você pode iniciar por:

*****************************************
“Olá Fulano,

Aqui é o Ciclano (Quem) do site http://www.seusite.com (Onde) com mais uma dica de Internet Marketing (O Que)

Você está recebendo este email pois se cadastrou no meu site para receber minhas dicas exclusivas (Como). É importante você marcar meu email na sua lista de favoritos do seu serviço de email, para que minhas dicas e estratégias sempre cheguem corretamente para você, ok? (Porque)“…
*****************************************

Fazendo isso, você já lembra seu contato de onde você é e também para mentalizá-lo melhor. Você pode observar que, se fizer parte da minha lista, nos primeiros e-mails que eu envio, eu sempre informo meu nome e meu blog no início para você se lembrar de onde se inscreveu.

Já a frase inicial você pode utilizar alguma daquelas que eu já passei no tópico acima para rascunhar a sua ideia e desenvolver o seu e-mail.

Transição Para o Conteúdo Principal

Para você elaborar a ideia central dos seus e-mails para “prender” a atenção de seus contatos e fazer com que eles leiam toda sua mensagem, é preciso fazer uma boa transição da introdução para o assunto principal do seu email marketing.

O autoresponder é algo impressionante que você pode colocar em piloto automático e sentar ficando esperando os resultados aparecerem conforme sua necessidade de fazer e-mail marketing.

Depois que você tem e-mails com valor persuasivo onde criou um relacionamento com o prospecto.. BOOOM! Você começa a ter resultados incríveis com seus e-mails e fazer vendas de forma recorrente.

Minha dica é que você encontre o ponto ideal de como você estivesse ao lado de seu contato falando somente para ele através do email e não apenas um ficar como um “robô” nos seus e-mails, apenas querendo vender para eles.

Crie uma boa relação com as pessoas, responda às suas questões e/ou dúvidas que porventura surgir…

Email Marketing - O Guia Definitivo Para Aumentar a Credibilidade Com Sua Lista

Vamos agora falar como é possível ter algo que não está relacionado e conectar com o que queremos vender. Até o momento, comentei sobre como encontrar um tema e escrever uma história.

Vejamos agora como devemos fazer a transição entre a história e o que você relaciona com o que queremos vender. Vamos fazer esta transição de uma forma muito suave, ou seja, temos de falar sobre o problema ou necessidade e de como o produto ou serviço que você pretenda divulgar pode solucionar o problema dos seus contatos.

Se consegue fazer isto efetivamente, com certeza você terá um maior nível de sucesso. Saindo da introdução, você pode começar a parte central dos seus e-mails com frases como:

===========================================

* Isto faz-me lembrar o que está passando no meu negócio…
* Por falar nisto você sabia que..
* Isto é muito parecido com aquilo que passamos na vida…
* O que está passando agora possivelmente é muito parecido com aquilo que passei na…
* Muito parecido com o que o meu amigo estava passando..

===========================================

Nós temos que fazer uma comparação entre a história e o prospecto. Não fale sobre como o seu produto é fantástico ou que você é isso ou aquilo. 

A ideia é dar uma “apertada” no prospecto de forma que ele pense que precisa realmente de uma solução para aquele problema em questão.

Isto leva-o a preparar para introduzir o produto e/ou serviço que quer promover neste email ou num email futuro. 

Depois fazemos a transição com frases tipo:

* Não gostaria de deixar de lado…
* Como seria a sua vida se não tivesse que…
* Não seria bom se o seu gato obedecesse quando…
* Já viu o que seria se…
* Imagine se não tivesse que..
* Se houvesse uma forma que pudesse…
* Sabe o quê? Agora você pode!!!
* Eu encontrei uma resposta para…
* Aqui está uma forma para você…
* Bem.. parece mentira mas aqui está a solução…
* Eu tenho a resposta para isso…
* Aqui está o link que tem a resposta que procura… 

Estes são os principais tópicos que você deve focar nos seus e-mails para manter o seu contato interessado em ler o que você tem para passar. Trabalhe de forma profissional na transição do seu email marketing e em todo o conteúdo para ter resultados diferenciados.

Como Fazer a Conclusão do Email

Bom, depois de você fazer uma boa introdução e explanação do conteúdo principal, chegou o momento da conclusão do seu email. Essa é a hora de você enviar o contato para seu site para complementar a ação desejada que você quer no email.

Só lembrando que todo email que você enviar, deve ter o propósito de levar a pessoa para seu site/blog para, aí sim, você apresentar e vender seu produto para ele. No caso de emails apenas informativos, a ideia deve ser sempre de levar seu contato para ler o artigo completo no seu blog.

Você pode fazer uma breve introdução do artigo pelo email e, para o contato concluir a leitura, você deve mandá-lo para seu blog. Porque fazer isto?

Simplesmente porque você, além de ganhar mais uma visita qualificada no seu blog, poderá apresentar algum produto ou solução a este prospecto através do seu artigo. 😉

Continuando a ideia da conclusão do email, o que você deve fazer nesta parte é, obviamente, concluir sua ideia apresentada no email e encaminhar a pessoa para um link externo (blog, site, recomendação de um produto, etc…).

Fazendo isto, seu trabalho ficará completo através do email. Depois, a missão será vender o produto para ele lá pelo site que você o encaminhou.

Melhores Linhas De Assunto Para E-mail Marketing

As linhas de assunto é um dos fundamentos principais para fazer com que seus contatos abram seus e-mails. De nada adianta você ter um e-mail fantástico, se ele não for aberto para ser lido, concorda?

O grande segredo para fazer com que as pessoas abram seus e-mails, é você colocar um título que se diferencie dos outros e-mails que seus contatos e/ou clientes recebem diariamente.

Você deve estar se perguntando porque eu não coloquei este tópico do título lá no início do artigo, já que eu venho falando passo a passo de como escrever o email e, o título, é o primeiro a colocar no email.

Eu fiz isto de propósito mesmo, pois um bom email só recebe o título após você concluí-lo. Estranho né?

Sim, é isso que recomendo você fazer (dica ninja..heheh), pois eu tenho feito isto nos últimos anos e é bem melhor para criar bons títulos.

A ideia é você escrever todo o seu email e, somente no final, quando você for concluir para enviar a sua lista, é que deverá colocar o título. Fazendo desta forma, seu título ficará bem mais atrativo, pois você já sabe exatamente o que escreveu e será bem mais prático criar o título para ele.

Segredos Dos Bons Títulos

Você, eu e todos que utilizam email marketing regularmente, recebemos vários e-mails diariamente e, na maioria das vezes, temos que selecionar aqueles que são mais importantes para lermos, devido o tempo cada vez mais escasso.

A primeira coisa que uma pessoa vê na sua caixa de e-mails é, obviamente, o título do e-mail.

São raras as pessoas que abrem um e-mail sem ler o título. O título é como se fosse o segredo dos segredos de todo especialista em email marketing. Será através de 4 ou 5 palavras que você irá conquistar (ou não) a confiança de seu leitor para ler sua mensagem.

Portanto, foque-se em ter um título atrativo, realista e que gere a maior curiosidade possível no seu prospecto, pois será desta forma que você o conquistará para abrir seu e-mail.

Email Marketing - O Guia Definitivo Para Aumentar a Credibilidade Com Sua Lista

Segundo dados estatísticos, a média da taxa de abertura de e-mails para quem utiliza sistemas profissionais de envio, como um bom autoresponder, é de cerca de 10 a 15% de taxa de abertura (você pode ver esta taxa de dentro do seu autoresponder).

Quem conseguir taxas de abertura mais baixas do que estas, precisa rever o conteúdo dos e-mails que escreve e também os títulos, para ver o motivo de tão poucas pessoas abrirem. E, quem conseguir uma taxa de abertura maior do que isto, pode-se considerar como sendo um expert no assunto, pois estará acima da média, bastando manter o bom trabalho.

Sugestão de Linhas De Assunto

Pois bem, a dica que lhe darei agora é valiosa, pois é fruto de vários anos que já utilizo email marketing em meus negócios e também de cursos que já fiz e que recomendam estes modelos. Eu selecionei aqui as linhas de assunto que me deram as melhores taxas de abertura nos meus emails.

São várias linhas de assunto que você poderá utilizar em qualquer nicho de mercado. Estas linhas de assunto já foram previamente estudadas e funcionam que é um espetáculo! 🙂

Seguem abaixo estas linhas, bastando substituir os espaços em branco pelas palavras relativas ao conteúdo dos seus e-mails. 

• “Para ______ Isto Funciona Que Nem Louco”

• “Porque _______ Não ______________?”

• “Como Sobreviver __________________?”

• “Esta Dica de ______________ é Fácil demais”

• “O Maior Erro ________________ Cometem Nos Negócios”

• “Você Comete Este Erro Com _____________________?”

• “O Verdadeiro Segredo Para ______________________”

• “A Maneira Mais Rápida Para ________________________”

• “Tenha as Suas Perguntas Sobre _______________________”

• “Aqui Está Um Exemplo do Que Funciona Para ______________”

• “Algo Que Todos os __________________ Precisam Saber”

• “Aqui Está Uma Forma Mais Fácil Para _____________________”

• “Como _____________________________?”

• “Aqui Está O Que Deve Fazer Para ________________________!”

• “A Melhor Forma Que Eu Conheço Para ______________________

• “Sobre Seu ____________________________________”

• “Um Ótimo Guia Que Encontrei Para ________________________”

• “Isto Arruina Qualquer _____________________________”

• “___ Erros Chocantes Que Destroem Seu ___________________”

• “Quanto Mais Cedo Você Souber ___________ Melhor…”

• “A Verdade Nua e Crua Sobre _________________________”

• “O Modo Mais Fácil e Rápido De/Para ____________________”

• “Descubra o Segredo Mais Bem Guardado Pelos ______ Para ________”

• “Uma Maneira Simples Para ______ Que Funciona Para ____________”

Experimente usar estas linhas de assunto quando for escrever sua sequência de emails e verá como suas taxas de abertura irão aumentar…

No vídeo abaixo eu dou algumas ideias de como você pode usar estas linhas de assunto para seus e-mails:
(Na época que fiz o vídeo, eu tinha selecionado as 18 melhores linhas de assunto, mas deixei aí acima mais algumas que não comento no vídeo e que tenho utilizado e me dado bons resultados também. Não repare, pois é um dos primeiros vídeos que eu fiz há cerca de 3 anos e não é das melhores qualidades, mas o conteúdo vai te ajudar). 😉

Bom, este assunto é bem extenso e procurei colocar aqui toda minha experiência com email marketing para te ajudar nos seus negócios. Deixe seu comentário e me diga se já está usando email marketing nos seus negócios também e como estas dicas poderão te ajudar nos seus negócios, ok?

No mais, recomendo que você sempre estude as melhores formas de se relacionar com seu público através de email marketing, pois é uma ferramenta primordial para te ajudar a ganhar dinheiro em qualquer nicho de mercado.

Se você ainda não tem uma ferramenta profissional de email marketing que, no caso, é um bom autoresponder, recomendo fortemente o aWeber.

Como eu já trabalho com este autoresponder desde 2011, posso lhe dizer que é uma excelente ferramenta e que eu tenho um bom domínio com ela. Já gerei milhares de contatos usando o aWeber e conheço várias estratégias para você trabalhar com ele para melhorar seus resultados.

Vou deixar o artigo que eu fiz sobre o aWeber aqui para você novamente e, no final dele, tenho uns bônus para te passar, caso resolva adquirí-lo pela minha indicação. Eu sou afiliado do aWeber há vários anos e já ajudei dezenas de empreendedores a configurarem suas primeiras campanhas usando esta ferramenta e posso te ajudar também nisto.

Para isto, siga as instruções deste artigo: >>> Será Que Nós Realmente Podemos Confiar No aWeber? <<<

É isso, qualquer dúvida que tiver, entre em contato comigo.

Até breve!

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

Seja o primeiro a comentar!