5 Dicas Para Buscar Ideias Para Escrever Artigos No Seu Blog

Quando você lança seu blog no mercado, pode até parecer fácil começar a escrever seus primeiros artigos, pois você já tem vários tópicos e ideias do que falar.

No entanto, depois de um tempo, sua mente pode começar a travar e você ficar sem ideias do que escrever e fica parecendo que você já falou sobre tudo no seu blog.

É meio estranho isto, mas acontece com muita gente.

O que ocorre é que as pessoas não estão acostumadas a se organizar sobre o que irão fazer no médio e longo prazos e ficam só focadas no curto prazo. Ou seja, só se preocupam, por exemplo, no que irão escrever na semana atual, mas não pensam no que irão colocar de conteúdo nas próximas semanas e, até próximos meses.

Tenho alguns amigos que fazem planejamento do que irão colocar de conteúdo nos blogs deles para os próximos meses. Incrível!

Bom, confesso que ainda não cheguei a este patamar, mas procuro sempre ter ideias do que irei escrever para, pelo menos, nas próximas 2 a 3 semanas e recomendo isto para você. Se conseguir planejar por mais tempo, melhor ainda. 🙂

Eu até já falei sobre isto no artigo Como Escrever Um Artigo Otimizado Para os Motores de Busca? onde demonstro uma técnica já conhecida por muitos, mas praticada por poucos, para buscar ideias de novos conteúdos para blog através da ferramenta de palavras-chave do Google. Dê uma olhada lá quando puder…

5 Dicas Para Buscar Ideias Para Escrever Artigos No Seu Blog

Estive pensando aqui onde poderia passar mais dicas para você pegar ideias de artigos para seu blog e vou lhe passar algumas outras técnicas que eu mesmo utilizo quando dá um ‘apagão’ na memória…rsss

Aqui estão 5 dicas para encontrar uma tonelada de idéias para o seu blog.

5 Dicas e Ideias Para Buscar Conteúdo Para Seu Blog

  • Utilize um Agregador de Feeds:

Você já ouviu falar na ferramenta Feedly? 

É um site gratuito que agrega de feeds de notícias e de qualquer blog ou portal de notícias. Com ele, você pode basicamente classificar todos os seus feeds em um só lugar e escolher quais sites quer adicionar à sua coleção de feeds.

Esta é uma ótima maneira de manter-se atualizado com o que está acontecendo em seu nicho.

Tente seguir blogs de autoridade e grandes portais, pois você terá muitas ideias de temas para escrever no seu blog.

Você pode separar os temas por pastas e ir criando seus feeds de notícias por lá também.

É bem legal e recomendo dar uma olhada: http://feedly.com

Tem também outra ferramenta  que se chama Feedspot que você pode cadastrar os blogs que você quer acompanhar. Daí, toda vez que o seu blog favorito publicar um novo artigo, você receberá uma notificação do Feedspot por email. Vale a pena conhecer.

O site do Feedspot é este: http://www.feedspot.com

  • Ebooks DPE 

Outro ótimo lugar para buscar ideias de artigos é através de ebooks DPE (Direitos Privados de Etiqueta). Estes modelos de ebooks geralmente são bem baratos e com um conteúdo muito vasto para vários nichos de mercado.

Adquirindo estes ebooks, como eles são direitos livres de etiqueta, você poderá utilizar parte de seus textos para escrever artigos no seu blog. Mas atenção, você não pode copiar todo o conteúdo dos ebooks e transformá-los em artigos, pois você será penalizado pelo Google por conteúdo duplicado e seu blog será rebaixado nas buscas… Não faça isto, ok?

A minha dica é que você adquira alguns ebooks DPE’s de seu nicho de mercado e tire ideias de artigos para seu blog a partir deles. Com certeza, em cada ebook você conseguirá ideias para escrever de 3 a 5 artigos, ou mais, dependendo do tamanho e nicho de mercado do ebook.

Nesta página tem alguns modelos de ebooks DPE que você pode adquirir para começar a utilizar desta forma.

Eu recomendo este pacote com 38 ebooks, pois você pagará um preço bem menor e terá muito conteúdo que poderá usar em vários nichos de mercado.

  • Redes Sociais

As melhores redes sociais para buscar ideias de novos conteúdos para seu blog é o Twitter e Facebook.

No Twitter você pode fazer uma busca pelo conteúdo do seu nicho e ver o que as pessoas estão comentando a respeito através de tweets. É um processo meio trabalhoso, mas que você pode ver o que o pessoal tem mais dúvidas e o que eles andam comentando mais por lá.

A forma que eu mais gosto é no Facebook, através dos Grupos.

O Facebook tem milhares de grupos para tudo quanto é nicho de mercado que você imaginar e basta você entrar em alguns grupos do seu nicho e ver o que o pessoal anda mais com dúvidas por lá e escrever artigos no seu blog sobre estas dúvidas das pessoas. Simples assim e é desta forma que eu faço.

No artigo Como Gerar Tráfego Nos Grupos do Facebook eu mostro como você pode procurar e entrar em grupos do Facebook. Dê uma olhada lá, ok?

  • Comentários em blogs

Se você seguir outros blogs e engajar através de comentários, irá tirar bastante ideias para conteúdos no seu blog. Não só isso, eles também irão ajudá-lo a entender mais sobre o seu mercado e você irá interagir melhor e ficar atualizado no seu nicho.

5 Dicas Para Buscar Ideias Para Escrever Artigos No Seu Blog

Além disso, irá gerar tráfego grátis para seu blog, conforme pode ver no artigo Como Gerar Tráfego Através De Comentários Em Blog onde eu explico isto mais em detalhes.

Use os comentários de outros blog como ideias para seus
próprios artigos. Tem muita gente que faz perguntas nos comentários e, por muitas vezes, estas perguntas se tornam recorrentes e você pode pegar isto para criar conteúdos de qualidade

Além disso, sempre que alguém deixar um comentário em seu blog, vá anotando e pegando as dúvidas mais comuns para criar novos artigos.

  • Alertas do Google

Esta ferramenta do Google é espetacular. Com ela, você nunca mais ficará sem saber o que os outros sites estão postando na internet.

Você pode configurar quantos alertas você quiser sobre quaisquer palavras-chave, para saber o que seus concorrentes estão publicando e tirar ideias para publicar no seu blog. É show de bola mesmo e já uso há bastante tempo.

Para configurar os alertas do Google, é muito simples, pois basta você configurar as palavras-chave para poder receber os avisos no seu email.

Para isto, entre na página https://www.google.com.br/alerts, coloque as palavras-chave que quer monitorar, personalize a seu gosto no campo “Mostrar opções”, coloque seu email e clique em “Criar alerta”.

Feito isto, já está pronto sua configuração e, toda vez que surgir um novo conteúdo sobre aquelas palavras-chave que você configurou, o Google irá disparar um email automático para você informando onde está este novo conteúdo com as palavras-chave que você selecionou.

Como pode ver, existem várias formas de você buscar ideias de novos conteúdos para seu blog, bastando você colocar a ‘mão na massa’ para fazer as coisas acontecer… 🙂

Bom, de nada adianta você pegar várias ideias de artigos, se você não tem um blog profissional para publicar seus conteúdos, não é mesmo?

Pensando nisto, eu resolvi criar um mini-curso gratuito que você pode conhecer nesta página, onde eu mostro como você pode ter seu blog profissional seguindo alguns simples passos.

Neste mini-curso eu também vou te mostrar como criar um funil de marketing para trabalhar como afiliado no seu negócio. Portanto, faça aqui seu cadastro para receber as vídeo-aulas no seu email hoje mesmo.

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

Seja o primeiro a comentar!