3 Dicas Práticas Para Sair Da Zona De Conforto

Hoje em dia, é comum vermos inúmeros casos de iniciantes, blogueiros e empreendedores digitais que, simplesmente, não fizeram/fazem sucesso pelo simples fato de estarem acomodados demais, ou seja, na “famosa” e conhecida zona de conforto. É algo bem comum na [...]

Hoje em dia, é comum vermos inúmeros casos de empreendedores iniciantes, como blogueiros, infoprodutores e afiliados que, simplesmente, não conseguem atingir seus objetivos pelo simples fato de estarem acomodados demais, ou seja, na “famosa” zona de conforto.

É algo bem comum não só no ramo de negócios, mas que ocorre também com frequência com a grande maioria das pessoas, pois a zona de conforto é tudo aquilo que normalmente estamos habituados, mas infelizmente as pessoas não conseguem identifica-la, pelo fato de achar que “tudo” está normal e tranquilo.

E foi pensando nisso que decidi criar este artigo, onde estarei falando mais sobre o problema da zona de conforto e citando algumas dicas para conseguir superá-la. 

O Início De Tudo…

Normalmente, quando iniciamos um novo projeto na internet, nos sentimos bastante empolgados com o mesmo, chegando ao ponto de publicar vários e vários artigos (caso seja um blog) em um só dia, visando antecipar o sucesso do projeto.

No começo tudo é fácil, já que estamos animados e prontos para enfrentar o que vier, pois cada centavo que aparecer é lucro! Mas o problema da zona de conforto logo aparece, mesmo fazendo sucesso com o projeto.

No Sucesso…

Pode até soar estranho, mas entrar na zona de conforto durante o sucesso é bem mais fácil do que em qualquer outro momento. Vou explicar o porquê: Quando um projeto, seja um blog ou site, entra em linha reta para o sucesso, o profissional pensa que o seu projeto fez sucesso e nunca despencará do topo, já que está crescendo a cada dia que passa.

Esse é o grande e principal motivo que faz o profissional entrar na zona de conforto, já que ele tem em mente que mesmo deixando seu projeto parado por algum tempo, não mudará nada. Ele simplesmente deixa de lado seu projeto e conta com apenas uma certeza:

“Ah, como estou tendo sucesso, vou ganhar dinheiro do mesmo jeito”.

Então, quando seu blog ou site chegar lá no topo, não pense que você irá ganhar mundos e mais mundos de dinheiro, pois o caminho para o sucesso é feito de subidas e decidas e, em questão de segundos, você pode ir lá para baixo, naquele mesmo lugar onde começou. 

No Fracasso…

Esse é o mais comum, já que diversos iniciantes, blogueiros e empreendedores simplesmente abandonam seus projetos por falta de paciência e, principalmente, de trabalho sério, pois pensam que o sucesso vem da noite para o dia.

Todos nós sabemos que o caminho para o sucesso é longo. Conheço casos de blogueiros que levaram dois ou três anos para fazerem sucesso com seus blogs, mas hoje ganham muito dinheiro, pois acabaram se tornando referência em seus nichos.

Mas infelizmente existem aqueles profissionais que não entendem isso e simplesmente criam um blog, escreve alguns artigos e deixa o projeto lá, na esperança de render dinheiro algum dia.

3 Dicas Práticas Para Sair Da Zona De Conforto

E é ai que eles se acomodam e consequentemente entram na zona de conforto e, dificilmente, conseguem sair. Então, se você está no início de seu projeto, não se acomode! Invista e principalmente insista em levá-lo para frente pois, com certeza, todo o tempo gasto será recompensado lá na frente, tanto com dinheiro quanto reconhecimento. É difícil no começo, mas vale muito a pena.

Hoje em dia, as coisas acabaram por se tornar mais fáceis, pois já temos várias ferramentas para automatizar muita coisa em nossos negócios e isto facilita (e muito) a colocar um site/blog no ar de forma rápida e fazê-lo sair do zero até o topo em pouco tempo. Basta trabalhar de forma séria e constante, que os resultados irão aparecer. 

Fuja Da Zona De Conforto!

Antes de tentar fugir da zona de conforto, é extremamente importante tentar identificar o que ela é, pois como foi citado, ela é simplesmente tudo aquilo que normalmente estamos habituados a fazer sem nenhum esforço, ou seja, tudo aquilo que nos traz qualquer conforto sem fazer nada, pode ser chamado de zona de conforto. Não tem uma definição exata para isto, mas fica a dica.

Por isso, quando identifica-la, aconselho a fazer outras coisas para aumentar a sua inspiração, já que a zona de conforto lhe prende e lhe impede de fazer muita coisa. E, para finalizar, lembre-se sempre que:

“Para alcançar o que a maioria não tem, é necessário fazer o que a maioria não faz!” 

3 Dicas Práticas Para Sair Da Zona de Conforto

Existem muitas formas de você partir para o “ataque”, ao invés de ficar esperando as coisas acontecerem. Todos nós estamos sujeitos a passar, pelo menos uma vez, por algum tipo de zona de conforto.

E, para conseguirmos driblar isto da forma mais rápida possível, é preciso ter em mente que o que já passou não volta mais e é preciso olhar para o que fazer no presente e futuro para evitar que aquela situação cômoda volte novamente e prejudique os nosso projetos.

Vou te passar algumas dicas que são essenciais para você evitar cair nesta armadilha do “conforto”:

É importante dizer que, ao começar a sair de sua zona de conforto, você ficará (muito) incomodado, pois seu subconsciente já está acostumado com seus afazeres atuais e tenderá a te deixar um pouco bloqueado para novas tarefas. Mas não se preocupe que, com o tempo, as coisas vão se ajustando e você conseguirá deixar a procrastinação de lado e colocar as “mãos na massa” de verdade.

Vamos lá:

1) Tomadores de Tempo

A primeira coisa a fazer, é identificar aquelas coisas que mais estão te tomando tempo diariamente e que não estão agregando nenhum valor na sua vida pessoal e profissional. Todos nós temos uma rotina diária que, geralmente, tem as mesmas tarefas durante a semana, variando um dia ou outro conforme seu trabalho.

O que você precisa fazer é identificar nestas suas tarefas diárias, aquilo que mais está prejudicando sua produtividade, para que você consiga fazer mais coisas úteis no seu dia.

Quer alguns exemplos de alguns inimigos invisíveis do nosso dia a dia que prejudicam nossa produtividade e fazem com que fiquemos na zona de conforto sem saber?

Vou citar as 3 que considero mais relevante e mais “tomadoras” de tempo no nosso dia a dia:

———————————————————-

Redes Sociais: Elas são fantásticas para trocarmos ideias com nossos amigos, parentes e também para promovermos nossos negócios, tanto de forma gratuita, quanto paga.

3 Dicas Práticas Para Sair Da Zona De Conforto

Porém, se você não tiver um objetivo bem claro do que irá fazer diariamente nas redes sociais, perderá imenso tempo por lá e deixará de fazer outras coisas importantes, devido ter dedicado algumas de suas preciosas horas diárias visitando e comentando nos perfis de outras pessoas.

Minha dica: O que eu faço e recomendo é que dedique o seu tempo máximo diário que ficará nas redes sociais. Meu tempo máximo diário é de cerca de 30min. Se passar disto, é porque estou criando algum anúncio patrocinado para meus negócios, e só!

———————————————————-

Skype: É outro sistema que é muito bom para trocarmos ideias com nossos amigos e também para apresentarmos e tirarmos dúvidas relativas aos nossos negócios, só que você deve saber usá-lo no seu dia a dia, pois senão, se ficar sempre online, vai ter uma ou outra pessoa que lhe chame e você deixará seu foco da tarefa que está fazendo, para dar atenção a pessoa que lhe chamou.

Existe um estudo que diz que se perdermos o nosso foco, demoramos cerca de 20min. para voltarmos ao foco que estávamos anteriormente. Portanto, a cada perda de foco, você perde também 20min. do seu tempo, até voltar ao estado anterior e correto de sua tarefa.

Minha dica: Eu geralmente separo cerca de 30min. a 1 hora do meu tempo diário para ficar online no skype. Nesse período, posso tirar dúvidas de pessoas que trabalham comigo nos meus negócios e também fazer reuniões de trabalho. Depois disso, fecho o skype e só volto no outro dia.

———————————————————-

WhatsApp: É meu amigo, a tecnologia está a todo vapor e, com isto, fazendo com que as pessoas se tornem cada vez mais preguiçosas também. Essa é a verdade e muita gente não percebe isto. Já notou que, quando você sai de casa, vê cada vez mais pessoas trocando mensagens pelo celular, ao invés de bater um papo com os amigos que estão à sua volta?

Sim, isso já está acontecendo e um dos principais causadores é o tal do WhatsApp. Não podemos negar que ele é fantástico e nos dá a possibilidade comunicação instantânea com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. Mas, é preciso dosar seu uso, pois além das mensagens para amigos e parentes, lá dentro do aplicativo tem a possibilidade de criar grupos com dezenas de pessoas.

Imagine, por exemplo, se você participar de 2 ou 3 grupos com umas 50 pessoas cada. A tendência é que toda hora vai vir uma mensagem de um dos grupos, pois devido a quantidade de pessoas, sempre terá uma ou outra que vai postar uma mensagem e, com isto, vai tirar sua atenção e seu foco no que estiver fazendo.

Portanto, fique atento e use com moderação.

Minha dica: Se não tiver como você deixar de participar de algum grupo no Whatsapp, vá lá nas configurações dele e deixe marcado para não te mandar notificação sonora quando alguém mandar uma mensagem. Geralmente, é isto que eu faço.

Com isto, as mensagens vão ficando acumuladas e você poderá vê-las no final da noite, antes de ir dormir ou então nas suas horas vagas em que já tenha terminado suas tarefas diárias.

2) Procrastinação

Ahhh… esse é outro vilão que parece que forma uma (má) dupla junto com a zona de conforto. Se você está na zona de conforto, provavelmente está procrastinando também.

Procrastinar é adiar algo que você pode fazer agora para um outro momento que sabe lá quando você irá fazer. Ou seja, se você precisa criar algo que seja mais complexo, a tendência é que seu subconsciente te diga para deixar para depois e fazer o que é mais fácil agora, pois é mais “fácil” e rápido.

Bom, não podemos negar que é melhor fazer o mais fácil do que aquilo que irá demandar mais tempo e dedicação de nossa parte. O que ocorre é que nosso cérebro sempre irá procurar buscar o prazer ou fugir da dor, conforme já falei lá no artigo O Modo Mais Rápido Para Ganhar Dinheiro Fácil Na Internet e recomendo que você dê uma lida para complementar esta leitura.

Recomendo também aprender sobre como aumentar sua produtividade, que é um complemento deste artigo e você pode ver mais sobre isto em 5 Dicas Essenciais Para Aumentar Sua Produtividade.

Resumidamente, conforme você poderá ver lá no outro artigo, a grande maioria das pessoas buscam fazer aquilo que seja mais fácil, rápido e que não as incomode no ponto de ter que fazer um esforço adicional para conquistar algum objetivo.

Quer um exemplo?

Porque a maioria das pessoas estão sempre na média e apenas alguns poucos são realmente bem sucedidos?

É justamente por causa da zona de conforto. Quem alcançou o sucesso, teve que, de um jeito ou de outro, sair de sua zona confortável e partir para o ataque para conquistar seus objetivos. Sem isto, eles jamais conseguiríam chegar ao topo de suas carreiras, no caso de trabalhos convencionais, ou no topo de seus negócios, no caso de empreendedores.

3 Dicas Práticas Para Sair Da Zona De Conforto

Não considerando, é claro, aqueles que receberam grandes heranças ou ganharam na Mega Sena, pois nada fizeram para ter o status conquistado, pois apenas foram contemplados por algo que a maioria nunca terá acesso…

Minha dica: Tenha metas e objetivos bem claros para sua vida. No filme “Alice No País das Maravilhas”, em certo momento ela pergunta para um dos personagens qual é o caminho que ela deve seguir, e a resposta é curta e clara: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” ,  Sugiro anotá-las e lê-las todos os dias.

Portanto, se você não tem metas e objetivos, ficará perdido no caminho e sem um destino certo a seguir. O que eu faço em todo final de ano, é definir e anotar num arquivo do Word todas as minhas metas para o próximo ano. Eu já cai na armadilha de definir muitas metas para um único ano e acabava por não conseguir cumpri-las. Com isto, ficava frustrado e não conseguia crescer nos meus negócios e na vida pessoal.

O que te recomendo fazer é definir metas claras e possíveis de serem cumpridas durante o ano. É melhor ter poucas metas e cumpri-las, do que ter muitos objetivos e não conseguir cumprir grande parte deles.

3) Televisão (Esqueça)

Sim, televisão é uma das piores coisas que você deve perder seu tempo hoje em dia. Se parar para perceber, irá ver que as notícias sempre são as mesmas e, dificilmente, você verá algo que irá agregar algum valor para sua vida.

Normalmente, o que passa na TV, principalmente em programas de auditório, novelas e jornais, que são as programações que dominam a maior parte do tempo nos canais abertos, são coisas que só lhe fazem perder tempo e atrasar sua vida.

Dificilmente eu assisto TV e, quando assisto, é apenas para algo relativo a alguma coisa que gosto de fazer, como por exemplo: Algum programa com dicas de viagens, entrevista com algum empreendedor de sucesso, documentário sobre algum assunto interessante e relevante para mim, etc…

Não se preocupe, pois notícia ruim espalha rápido e, se acontecer alguma coisa que possa influenciar a sua vida e que só vai passar na TV, alguém do seu círculo de influência irá comentar contigo. É fato!

Minha dica: Se você tiver dificuldades de deixar a TV de lado, experimente ir deixando de assistir aos poucos. A TV é um grande vilão e que te força a ficar na zona de conforto, pois geralmente sentamos num sofá para assistir a qualquer coisa que seja.

Caso assista, por exemplo, a 2hs de TV por dia, diminua isto no primeiro mês para 1,5hs, no segundo mês você passa a assistir apenas 1h por dia e, a partir do terceiro mês, você abandona de vez e, a partir dali, só liga a TV naquele momento de descanso e, mesmo assim, para assistir a algo que irá acrescentar algum valor na sua vida. 

Quando digo acrescentar valor, não estou falando de jornal, novelas ou programas de auditório, mas sim, algum canal onde esteja passando uma programação para te ajudar a fazer algo, como uma boa dica de viagem, programas de entrevistas com pessoas de sucesso, documentários sobre alguma coisa que lhe agrade, etc…

E isto você só vai conseguir através de uma assinatura de TV paga. Se não tiver condições de fazer uma assinatura de TV paga, esqueça de vez a TV aberta e ponto final. Você verá o quanto isto irá agregar em tempo e qualidade de vida para você. Essa é minha dica!

Tem muitas outras dicas, mas seguindo estas 3 acima já vai lhe bastante.
Algumas outras dicas rápidas que você pode fazer são:

– Faça algo novo: Aprenda um novo idioma, pule de paraquedas (se tiver coragem…rs), comece a praticar atividade física, etc…

Saia da rotina tradicional: Mude seu percurso do trabalho, puxe conversa com algum desconhecido na fila do banco, na padaria ou no posto de gasolina, elogie 3 pessoas por dia, etc…

– Conheça novos lugares e pessoas: Faça mais viagens para qualquer lugar que você gostaria de conhecer, procure fazer novas amizades com pessoas fora do seu círculo de influências, etc..

Bom, é isso.

Fica a dica para você sair de uma vez por todas da sua zona de conforto e começar uma mudança radical (para melhor) em sua vida a partir de agora! 

Veja também o vídeo abaixo como você pode superar as barreiras do conforto e partir de vez para alcançar os resultados:

Já agora, se você é um empregado formal e quer sair da zona de conforto atual do seu emprego e iniciar seu próprio negócio, recomendo que se inscreva aqui na minha página, pois vou te mandar alguns emails para te mostrar como você pode iniciar seu negócio 100% pela internet.

Você irá se juntar a milhares de leitores inteligentes que já se cadastraram aqui para receber minhas dicas e sacadas de marketing digital para iniciarem seus negócios.

Se você também quer começar seu negócio, a hora de deixar sua zona de conforto é agora. Aproveite!

Até breve!

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

6 Comentários

  1. Alipio disse:

    Muito Bom Charles, este post é tudo o que eu precisava para dar uma nova dimensão no meu projeto.

  2. Jota Virgilio disse:

    Olá Charles,
    muito apropriadas as suas colocações sobre zona de conforto. E o mais interessante é que no meu caso ainda nem comecei a ganhar dinheiro com internet e que o sucesso ainda é algo distante, tenho que fazer um esforço enorme para não cair nessa famigerada zona de conforto. parabéns pelo artigo. Abraços.

    • Oi Jota,

      Se você persistir, pode ter certeza que alcançará os resultados. Minha mensagem e minha experiência é que nunca desista de seus objetivos e faça as coisas da forma correta que os resultados virão com certeza.

      Abraços,
      Charles Rezende

  3. Plauto Vesaro disse:

    Olá Charles!

    Muito bom o artigo!

    Penso eu que essa zona de conforto é muito mais pegajosa para os que não tem resultados, pois ficam desanimados e sem ânimo, e já os que têm resultados possuem mais motivação para realizarem seus trabalhos.

    Entretanto até esses últimos podem cair na acomodação.

    Abraços.

    • Olá Plauto,

      Eu acredito que a zona de conforto afeta tanto os bem sucedidos quanto aqueles que ainda estão em busca do sucesso de forma igual. Se você deixar de trabalhar, com certeza os resultados não virão.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços,
      Charles Rezende