O Que Fazer Para Ganhar Dinheiro Em Tempos de Crise?

O Que Fazer Para Ganhar Dinheiro Em Tempos de Crise

As pessoas sempre querem saber o que fazer para ganhar dinheiro, seja apenas uma renda extra ou mesmo compor um negócio que se torne seu ganho principal.

A crise econômica do país fez surgir um novo tipo de função: o empreendedor, aquela pessoa que vai juntar recursos e abrir um negócio em casa, com investimento baixo e que seja possível tocar sozinha.

Essa nova atividade que pode ser executada em vários nichos de mercado, desde a prestação de serviços até a produção de elementos de consumo. Isso mudou a cabeça de muitos trabalhadores que estão cansados de serem dispensados do trabalho sumariamente e por motivos da crise financeira que afetam os empresários em determinados momentos do país.

Com essa incerteza dos empresários, muitas pessoas estão trocando o sonho da carteira assinada com uma suposta “estabilidade”, que na verdade não existe mais, para trabalharem em casa, sendo donas de seus próprios sucessos e fracassos.

Essa nova mentalidade fez com que alguns segmentos de mercado se transformassem da noite para o dia, em negócios rentáveis e que exigem pouco investimento.

O Que Fazer Para Ganhar Dinheiro Com Baixo Investimento?

O Que Fazer Para Ganhar Dinheiro Em Tempos de Crise

Sem dúvida, o primeiro obstáculo que os novos empreendedores enfrentam é a falta de recursos para entrarem em algum negócio mais elaborado ou que exija investimento mais alto.

Além da falta de dinheiro para investir, muitos empreendedores também passam pelas dificuldades de entrarem em um ramo que, normalmente, não conhecem e acabam demorando muito para verem retorno do investimento.

Por isso, antes de começar um novo negócio é importante ter muitas informações sobre o que o mercado oferece dentro do nicho que deseja trabalhar.

Apesar de existirem muitos nichos de mercado, alguns são mais complicados de começar algo com pouco investimento e é preciso também averiguar se existe muita concorrência e se o serviço/produto tem procura perto do local onde você está.

5 PASSOS PARA COMEÇAR UM NEGÓCIO RENTÁVEL A PARTIR DE CASA

Antes de falarmos sobre dicas de negócios para fazer e ganhar uma renda extra, veja abaixo os 5 passos essenciais para montar um negócio em sua casa e não sofrer mais com a crise.

1 – Estudo do Nicho de Mercado

Nicho de mercado pode ser traduzido por assunto ou produto que você deseja trabalhar. Como exemplo temos o mercado de produtos alimentícios, onde o brigadeiro gourmet seria um nicho dentro desse assunto maior.

Escolher bem o produto que deseja trabalhar é primordial para ter sucesso nos negócios. Não adianta nada você amar fazer uma coisa que não tenha procura pelas pessoas.

2 – Análise da Demanda

Aqui é a hora de ver se o que você deseja trabalhar tem procura, ou seja, se tem compradores em potencial. Para saber se isso é importante, pesquise no Google e ver o quanto de “respostas” aparecem na sua busca. Perceba se essa procura é pelo produto em si ou pelas maneiras de fazer esse produto.

No primeiro caso seriam clientes em potencial, e no segundo, seriam pesquisas da concorrência. Se você vai trabalhar com algo local, é importante restringir a pesquisa para sua rua/bairro, para ver se existe mercado para o que você deseja.

Sugiro também você verificar quantas pessoas estão buscando seu assunto mensalmente no Google. Para isto, basta acessar a ferramenta Google Keyword Planner e inserir sua palavra-chave principal do seu nicho para saber quantas buscas mensais (em média) tem seu produto/serviço.
Obs.: Para usar essa ferramenta, você precisará criar uma conta no Google Adwords.

3 – Conheça a Concorrência

A concorrência existirá em qualquer nicho de mercado, principalmente no ramo de alimentos. Então o que você precisa fazer é conhecer essa concorrência e ver o que ela está oferecendo para o público, quais produtos, quais preços e prazos. Anote tudo certinho e veja onde é possível melhorar e não tenha medo de enfrentar esse desafio.

Para espionar seus concorrentes, sugiro visitar os blogs deles, canais de Youtube, grupos e páginas nas redes sociais.

4 – Diferencial do Produto

Sabendo o que a concorrência entrega fica mais fácil de imaginar algo diferente para seu produto. Perceba que existem milhares de pessoas que fazem brigadeiros gourmet, até mesmo dentro do mesmo bairro, e cada produto é diferente, mesmo que obedeça a mesma receita.

Seja na embalagem, na forma de entrega ou até mesmo no preço um pouco mais em conta, você precisa mostrar que seu produto é melhor que o da concorrência.

Uma excelente empresa para você se inspirar é a Apple, uma gigante na fabricação de produtos eletrônicos de alta tecnologia e excelência. Fundada por Steve Jobs na garagem de sua casa na década de 70, esta empresa se propôs em ser diferenciada dos concorrentes, através de produtos únicos e de qualidade incríveis.

No artigo Como Grandes Líderes Inspiram Ação eu explico isso mais em detalhes, onde inclui também uma palestra do TED muito interessante do excelente Simon Sinek para complementar o assunto. Sugiro dar uma lida.

5 – Publicidade do Jeito Certo

Independente de ter um negócio local ou online, é preciso mostrar para as pessoas que você e seu negócio existem. Crie um blog, canal de Youtube, páginas nas redes sociais e faça postagens falando como seu produto transformará a vida das pessoas e não nos benefícios dele.

Inspire as pessoas a terem vontade de possuir o que você faz, mostre porque o que você produz é essencial na vida delas, pois desta forma você conseguirá atrair e cativar seus clientes para comprarem de você de forma recorrente.

20 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA COMEÇAR HOJE MESMO

O Que Fazer Para Ganhar Dinheiro Em Tempos de Crise

Agora que você já tem uma noção de como dar os primeiros passos para ter seu negócio próprio a partir de casa, vou te dar algumas ideias de negócios que você poderá desenvolver para ter sua renda extra ou até mesmo torná-la principal.

Separei essas ideias em vários segmentos para você ver as vários oportunidades que você tem hoje em dia.

Artesanato

Um segmento de mercado que nunca sai de moda, independente de qual seja sua expertise, tenho certeza que conseguirá encontrar algo lucrativo dentro das infinitas possibilidades.

Lembrancinhas

Casamentos, batizados, chá de bebê, chá de panela, aniversários, eventos corporativos, etc… Todos esses tipos de eventos oferecem lembrancinhas para os convidados. A ideia é usar a criatividade para desenvolver produtos diferenciados e conquistar os clientes.

Papelaria Personalizada

Cartões de visita, papéis de carta, blocos de notas, hoje em dia os micro empresários ainda precisam desse tipo de serviço. Faça um bom curso de corel draw ou photoshop para aprender a montar seus kits personalizados e começar seu negócio.

Sabonetes Artesanais

Um negócio rentável e de muito glamour, já que além de sabonetes você poderá desenvolver cremes, sais de banho e aromatizadores de ambiente que estão super na moda e tem um detalhe interessante que são produto de recorrência, ou seja, quem comprar de você e gostar, tenderá a comprar novamente por muitas vezes.

Objetos Decorativos

Almofadas, vasos, toalhas de mesa, prendedores para cortina, cachepôs, caixas organizadoras, a lista é muito grande nesse segmento. Comece com um tipo de produto e vá aumentando a medida que os clientes forem procurando seus serviços.

O Que Fazer Para Ganhar Dinheiro Em Tempos de Crise

Bonecas de Pano

Servem para decorar e para brincadeira de crianças. Se você buscar na internet, verá que existem milhares de moldes e passo a passo ensinando fazer bonecas de pano que são um verdadeiro encanto e que sempre terão um lugar na casa de gente que gosta de artes.

Convites Artesanais

Foi-se a época dos convites feitos em série em gráficas. A onda do momento é criar peças originais e muito divertidas, e é aí que entra a criatividade do artesão que trabalha com elementos de design gráfico.

Encadernação Artesanal

Livros, cadernos, blocos de notas, tudo pode ser enfeitado com costuras artesanais e ganharem uma cara mais requintada. Existem muitos cursos livres que ensinam as costuras básicas e o público geralmente é o mesmo que gosta de outros tipos de artesanato.

Cartonagem

A produção de caixas decoradas, capas para agendas, caixas para chá, maletas decorativas, é toda feita com papel cartão especial e existem muitas técnicas de revestimento e decoração. Um nicho de mercado forte dentro dos objetos decorativos.

Scrapbook

Traduzindo, literalmente ficaria “livro de recortes”, essa técnica de artesanato vem ganhando espaço a cada dia, com produção de álbuns para casamento, para o nascimento do bebê, livros de assinatura, calendários e tudo mais que a imaginação permitir.

Scrap Festa

Diferente do scrapbook, o scrap festa é representado pelos elementos que compõem uma festa de aniversário, como caixas para colocar lembrancinhas, enfeites de mesa personalizados, convites, tops para cupcakes e docinhos, bandeirinhas e todas as coisas relacionadas a decoração de festas. Para fazer esse serviço é interessante investir em uma máquina de corte do tipo cricut, ou silhouette.

Mundo Geek

Este é um nicho de mercado muito interessante e que possui seguidores fiéis e cativos. Podemos chamar de ‘geek’ tudo que engloba o mundo dos quadrinhos, sagas heróicas (Senhor dos Anéis, Game Of Thrones, Harry Potter, Star Wars, Star Trek, etc).

Aqui a produção pode ser desde estampas de camisetas, até montagem de bottons, passando por encadernação artesanal e confecção de cosplays, para os aficionados de cada segmento.

Alimentação

Este é um segmento muito interessante e envolve a produção de qualquer tipo de alimento que possa ser feito a partir de casa, como: pães, marmitex, biscoitos, docinhos, bolos, etc…

Este é um dos modelos de negócios mais simples para se começar, bastando você fazer um curso específico para a área que você escolher trabalhar e depois começar a produzir.

Brigadeiro Gourmet

O Que Fazer Para Ganhar Dinheiro Em Tempos de Crise

O antigo brigadeiro coberto com chocolate granulado ganhou recheios e coberturas inusitadas e virou doce de vitrine. Todo casamento, festa de 15 anos ou eventos especiais , tem o famoso (e delicioso) brigadeiro gourmet. Por isso, se você começar a produzir esses docinhos pode ser uma maneira muito prazerosa de ganhar um dinheiro extra.

Eu recomendo esse curso Segredos dos Brigadeiros Gourmet para você aprender a fazer esses docinhos que são realmente deliciosos. 😉

Cupcake

Os famosos bolinhos com recheio e cobertura de creme de manteiga, chegaram com força total e estão com tudo nas festas e eventos em geral. Muitas noivas oferecem um cupcake como lembrança do casamento, o que torna o bolinho quase que presença obrigatória nessas ocasiões.

Bem-Casados

O doce tradicional dos casamentos também ganhou status de vedete e hoje em dia é produzido e embalado com requinte e materiais nobres. Além de ser tradicional, diz que dá sorte comer um bem casado em um casamento, então quem produz esse tipo de doce tem mercado infinito de clientes.

Bolos Decorados

Quem não gosta de ter um bolo decorado com seu tema preferido? Aqui o mercado também é bem vasto, pois toda festa tem bolo. Existem várias maneiras de decoração, mas o que está em alta é o trabalho com pasta americana. Faça um curso básico e vá se aperfeiçoando aos poucos, para oferecer qualidade e criatividade para os clientes.

Além dos bolos tradicionais, temos também os famosos bolos no pote que são muito procurados por quem vai fazer festas de aniversário, de empresas, casamento, etc…

Para conhecer mais detalhes do potencial dos bolos no pote, recomendo o curso Como Fazer e Vender Bolo no Pote.

Agora vou falar das minhas 2 categorias de trabalho favoritas, pois são as categorias que eu trabalho 100% pela internet desde 2013 e vivo exclusivamente da renda delas para meu sustento. Vamos a elas:

Marketing Multinível

O Que Fazer Para Ganhar Dinheiro Em Tempos de Crise

O Marketing Multinível, que também é conhecido como Marketing de Rede, MMN, Network Marketing é um dos modelos de negócios mais antigos da era moderna e que já vem tendo sucesso há várias décadas no Brasil e em todo o mundo.

Eu já trabalho com este mercado há vários anos e posso lhe dizer que é um excelente mercado para você iniciar. Isto porque demanda baixo investimento e os bônus que as empresas de MMN oferecem sempre são muito generosos se você fizer um trabalho profissional.

Inclusive, eu gravei este mini-curso onde eu mostro como você pode ter sucesso trabalhando neste mercado.

Não vou me alongar sobre esse assunto, pois escrevi os 2 artigos abaixo explicando detalhadamente como funciona e como você pode entrar para este mercado que tem um potencial incrível:

=> 6 Passos Imprescindíveis Antes de Começar No Marketing Multinível

=> 7 Dicas Para Escolher Uma Empresa de Marketing de Rede

Se você gostou desse modelo de negócios, entre em contato comigo nessa página que eu tenho uma oportunidade para lhe apresentar para trabalhar na minha equipe de Marketing Multinível. 😉

Marketing Digital

O Que Fazer Para Ganhar Dinheiro Em Tempos de Crise

Essa é a outra categoria que eu trabalho e, obviamente, recomendo e que tem imensas possibilidades de negócios para qualquer tipo de pessoa. Ela é a responsável também pelo sustento de milhares de pessoas na atualidade e pela transformação que ela causa na vida das pessoas.

Veja algumas das opções que esse mercado oferece:

  • Afiliado: Hoje em dia existem milhares de produtos digitais, como cursos, ebooks, vídeo-aulas, palestras, etc… que você pode se afiliar e ganhar uma comissão sobre a venda de produtos através de sua recomendação. Geralmente paga-se uma comissão entre 40% a 60% do valor total do produto e é uma excelente forma de obter uma renda extra e, até mesmo, transformá-la em sua fonte de renda principal.
  • Produtor: Semelhante ao formato de afiliado, só que neste caso você será um produtor, ou seja, terá um produto (curso, ebook, vídeo-aulas, etc…) a venda numa das plataformas acima e poderá vender este produto digital para outras pessoas. Além disso, poderá deixar aberto para Afiliados promoverem seu produto e ganhar uma comissão por cada venda, conforme eu expliquei acima.Nestes 2 formatos de trabalho (Afiliado e Produtor), recomendo você trabalhar com essas plataformas de produtos digitais: Hotmart, Eduzz e Monetizze.
  • CPA: A sigla CPA é inglesa e quer dizer “Cost Per Action” (Custo Por Aquisição). Este é outro mercado gigante no mundo digital e é até maior do que o mundo dos produtos digitais. Este mercado envolve a venda de vários modelos de produtos físicos e digitais também, sendo que você é pago por cada ação realizada pelo comprador.Esta ação pode ser o cadastro numa página de captura, a ação de instalar um aplicativo num smartphone, instalar um anti-vírus, realizar uma venda de um suplemento para emagrecer, a ação de vender um suplemento para ganhar massa muscular e etc…etc.Neste formato de trabalho que você poderá trabalhar em grande parte das vezes como um Afiliado, recomendo que seja com essas plataformas de produtos de CPA: C2CPA Network, WebAfiliados.

Existem várias outras formas de se trabalhar com o marketing digital, mas procurei abordar neste artigo as mais simples para você iniciar.

Evitei falar de franquias neste artigo, pois é um segmento diferenciado e que é preciso ter um perfil mais arrojado para iniciar e devo abordar num outro artigo aqui no blog.

Bom, espero que tenha gostado destas dicas e agora é com você para escolher qual o formato de negócios irá desenvolver a partir de hoje para iniciar seu próprio negócio.

É importante salientar que para iniciar um negócio próprio é preciso sair de sua zona de conforto, pois um negócio sempre tem altos e baixos e você precisa ter isto mente desde o começo, ok?

É isso!

Um abraço,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

Seja o primeiro a comentar!