Pagamentos on-line são seguros?

Com o aumento da procura de produtos e serviços pela internet, também aumentaram o número de fraudes. É necessário tomar alguns cuidados para não cair em armadilhas on-line. O mercado de E-Commerce e Vendas Diretas no Brasil está em expansão [...]

Com o crescimento das vendas pela internet, também aumentaram o número de fraudes nas compras online, desde roubos de identidade a clonagem de cartões de débito e crédito.

O mercado de E-Commerce de produtos físicos e digitais e o de Vendas Diretas e Marketing de Rede, está em ascensão constante no Brasil e no mundo e todos os que compram pela internet devem tomar algumas precauções.

Com milhares, podemos dizer até milhões, de sites que oferecem produtos e serviços, é necessário tomar alguns cuidados na hora de fazer pagamentos pela internet, vamos a eles:

Segurança na Página de Pagamento:

Sempre que for efetuar uma compra pela internet, verifique se na tela final de pagamento, no canto inferior direito do site, tem um cadeado.

Mas não basta isto, para confirmar a autenticidade, clique no cadeado e veja se aparecerá uma janela confirmando que o site é autenticado e seguro.

Em sites hackers, o cadeado é apenas uma imagem e não abre nenhuma janela confirmando a autenticidade.

Verifique também, ao entrar na página do seu pedido, se o início do endereço do site passará de http:// para https:// pois confirmará que a página é protegida por um sistema criptografado e você tem a segurança de fazer o pagamento.

Para sua maior segurança, recomendo utilizar quando disponível no site que você está adquirindo um produto ou serviço, uma plataforma de pagamentos online segura, como:

PAYPAL => Maior integrador de pagamentos on-line do mundo, o Paypal lhe oferece a segurança para qualquer pagamento on-line com cartão de crédito. Basta abrir sua conta criando um login e senha, cadastrar o seu cartão de crédito e confirmar a autenticidade do mesmo que será feito através de sua fatura.

Após isto você já poderá utilizar o PayPal nas suas compras, bastando colocar seu login e senha no site que está efetuando a compra do produto ou serviço on-line.

A grande vantagem do PayPal é que você tem 45 dias para reclamar e solicitar seu dinheiro de volta caso haja qualquer problema na entrega do produto, produto entregue quebrado, não recebimento do produto, etc…

Se não tem conta no PayPal, clique aqui.

PAGSEGURO => É quase idêntico ao PayPal, a diferença é que este sistema é brasileiro, pertencente ao grupo UOL e é muito utilizado por vários sites no Brasil.

Se não tem conta no PagSeguro, clique aqui.

BCASH => É semelhante também ao Pagseguro e Paypal e é uma empresa do grupo Buscapé, um dos maiores do mundo e fornece bastante segurança nas suas compras online.

Se não tem conta no BCash, clique aqui para criar uma agora mesmo.

Existem várias outras plataformas de pagamentos pela internet, mas não vou citar aqui, pois senão o artigo iria ficar muito grande. Basta seguir as dicas de segurança, que seus dados permanecerão seguros.

Pagamentos online são seguros?

Segurança em Páginas de Bancos (Internet Banking):

Esta parte foge um pouco sobre o foco aqui do blog, mas vou lhe passar umas dicas rápidas para você não ter problemas com hackers, ok?

Com relação a páginas de bancos, verifique 3 itens básicos:

1) O primeiro passo é minimizar o site. Se o teclado virtual for minimizado também, está tudo correto. Mas se ele permanecer na tela sem minimizar, é um site de fraude! Não tecle nada, feche todas as páginas antes de entrar novamente e copie o endereço da página e envie para o email do seu gerente do banco para tomarem as providências.

2) Sempre que for entrar na sua área restrita do banco, opte por digitar o endereço no navegador, evitando clicar em links em outros sites na internet que oferecem como atalho.

Uma outra forma de verificar a autenticidade do site do banco é digitar sua senha ERRADA na primeira vez . Caso apareça uma mensagem de erro significa que o site realmente é do banco, pois o sistema checa se a sua senha é a correta. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é um mau sinal.

Sites piratas ou de hackers não conseguem conferir a informação, pois o objetivo deles é apenas capturar a senha.

3) Sempre que entrar em sites de banco, verifique no rodapé da página se aparece o ícone de um cadeado, além disso, clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

Seguindo estas dicas básicas, você eliminará grande parte de sofrer um prejuízo ou ter sua senha capturada.

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Receba minha série de vídeo-aulas EXCLUSIVAS onde mostro os SEGREDOS dos TOP RECRUTADORES das maiores empresas de Marketing Multinível. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso SEGURO e IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

*

6 Comentários

  1. Sandra disse:

    Olá Charles, tudo bem? Legal sua dica, interessante mesmo, para você ver sempre faço pagamento via Pagseguro e nunca me ative para o detalhe da diferença de http:// para https://, para você ver. Obrigado pelas dicas, valeu amigo. Sucesso hoje e sempre!! Forte abraço

  2. Luis Marinho disse:

    Excelente artigo !!!
    Com a segurança que existe hoje em dia na Internet e nestas formas de pagamento não existem grandes motivos para temer.
    É seguro para quem compra e para quem vende.
    Recomendo vivamente

  3. Meu Caro Charles,

    Sou muito fã do e-commerce e acompanho muitas notícias sobre o assunto. Temos muitas vantagens no Brasil e no Mundo sobre esse nicho de mercado.

    E no que diz respeito aos meios de pagamento, cada vez mais eles são "obrigados" a um nível ainda maior de profissionalismo e melhor atendimento ao cliente, levando em consideração que o número de e-customer tem se elevado até mesmo além das expectatvas dos empresários.

    Sou adepto do e-commerce tanto como cliente como vendedor, e sinto na pele as vantagens desse negócio.

    Excelente abordagem sobre um assunto muito pertinente.

    Paz, saúde e sucesso.
    Até breve.