6 Passos Imprescindíveis Antes de Começar No Marketing Multinível

E como sair na frente da concorrência a partir de hoje...

Hoje vemos na internet variadas formas de negócios e sempre tem pessoas oferecendo novas e fantásticas oportunidades de negócios online. Muitos desses negócios, é claro, são baseados em modelos de MMN (Marketing MultiNível) ou, em inglês, MLM (Multi Level Marketing), que também é conhecido como Marketing de Rede.

Mas antes de você decidir-se por iniciar um negócio deste tipo, principalmente se não for familiarizado com o mercado de MMN, é preciso conhecer alguns passos primordiais.

Eu vou te passar 6 passos importantes antes de iniciar um negócio de Marketing de Rede para que você já comece na frente de sua concorrência, que são os outros distribuidores da empresa que você irá entrar (ou que já está dentro). Vamos lá!

1) O Que é Este Negócio de MMN (MLM)?

Conforme você pode observar na figura acima, no sistema tradicional de vendas, o produto passa por vários locais antes de chegar ao consumidor final, fazendo com que o mesmo fique muito mais caro, devido a porcentagem que cada distribuidor intermediário pega para ele e também por causa dos impostos que cada distribuidor neste meio do caminho irá pagar.

No caso do MMN, que significa Marketing MultiNível ou, em inglês, MLM significa Multi Level Marketing. Simplificando, MMN significa a permissão de uma empresa dá a seus distribuidores ou representantes para recrutar outras pessoas em uma linha descendente, fazendo com que estes distribuidores já façam a venda dos produtos que chegam a eles diretamente do fabricante.

Estes distribuidores podem trabalhar de 2 formas, sendo através de Vendas Diretas, onde eles receberão comissões das vendas feitas diretamente por eles ou através do sistema de Multinível, onde eles poderão recrutar pessoas para fazerem parte de sua rede/equipe e ganharão sobre cada venda que sua equipe fizer com base no sistema da empresa que participem.

Desta forma, o recrutador/distribuidor recolhe as comissões das vendas feitas por membros da sua downline (pessoas diretamente ou indiretamente indicadas por ele). Além destas comissões, você pode ganhar com várias outras formas, como a própria venda direta dos produtos conforme mencionei acima, bônus de primeiro pedido, bônus de equipe, bônus de liderança, etc...

De uma maneira mais clara, trata-se de uma estratégia de empresas de distribuição de serviços e bens, onde a divulgação dos produtos é feita por distribuidores independentes através da indicação “boca a boca” .

Por esse trabalho, estes distribuidores recebem comissões que, ao invés da empresa investir em campanhas de marketing milionárias tradicionais, como TV, revistas e jornais, estas comissões são distribuídas entre os distribuidores cadastrados na empresa.

Além da recomendação dos produtos, qualquer distribuidor pode indicar outros distribuidores e, com isto, construir sua organização de escoamento de produtos tendo a possibilidades de ganhos ilimitados por vários anos, conseguindo o que chamamos de renda recorrente.

O MMN é comumente associado com uma rede de comercialização em que o marketing é feito essencialmente através do boca a boca. Hoje, os EUA lideram disparados o mercado de vendas diretas e MMN, vindo o Japão em 2º lugar e o Brasil em 3º lugar.

2) O MMN é Um Negócio Legalizado?

O MMN em si, é uma forma perfeitamente legal de uma empresa para distribuir as comissões e criar uma grande força de vendas. O problema é que muitas empresas e pessoas má intencionadas têm utilizado o modelo de MMN para promover produtos ilegais na internet.

Como resultado, tem pessoas que associam o termo MMN com esquemas ilegais, como os famosos esquemas chamados de “pirâmides”, em que não há produtos, ou seja, você só ganha dinheiro se trouxer cada vez mais pessoas e estas pessoas fazerem os mesmos em troca de somente dinheiro.

Chega um certo momento que a empresa simplesmente desaparece, ficando os últimos que entraram no esquema com todo o prejuízo.

Normalmente, o fator mais importante para se decidir, embora não necessariamente seja a única, para determinar se uma proposta de MMN é legítima, é uma questão simples. Esta empresa tem que vender um produto ou serviço real que solucione um ou mais problemas das pessoas.

Lembre-se: só porque uma empresa de MMN é legal, não significa necessariamente que ela é uma boa empresa para investir seu tempo e dinheiro. Este é um assunto que falei no artigo 7 Dicas Para Escolher Uma Empresa de Marketing de Rede e recomendo que você leia também.

3) Posso Realmente Ganhar Dinheiro Em MMN?

Absolutamente sim. Milhões de pessoas ao redor do mundo estão participando de empresas de Marketing MultiNível e ganhando dinheiro de forma honesta e legal. Muitas delas já se tornaram financeiramente independentes através do Marketing MultiNível e até mesmo milionárias.

No entanto, uma oportunidade de MMN que você entrar não é garantido que você irá ganhar “rios de dinheiro” se você não fizer o trabalho para tal. Não existe mágica no negócio e nem dinheiro fácil, como em qualquer outro negócio.

Você terá que pesquisar e iniciar numa empresa que já tenha credibilidade e que já tenha estabilidade para investir seu tempo para ter sucesso a médio e longo prazos.

Não há garantia de que todos irão ganhar dinheiro com MMN ou qualquer outra oportunidade de negócios pela internet ou fora dela. O sucesso em qualquer negócio depende de uma série de fatores, sendo que o principal fator para se ter sucesso é VOCÊ.

A maioria das desistências em MMN vêm das mesmas razões que outras pequenas empresas falham, que são:

- Falta de informação;
- Falta de educação sobre o negócio;
- Falta de vontade de agir;
- Falta de motivação;
- Falta das ferramentas corretas de divulgação;
- Falta de determinação, e assim por diante.

4) Porque é Uma Boa Ideia Começar No MMN?

A maioria das pessoas que entram num negócio de marketing de rede (MMN) sempre fazem a mesma pergunta:

"Posso ganhar (muito) dinheiro com isso?"

Uma boa análise é você perguntar a si próprio o seguinte:

“Eu tenho vontade e determinação para conquistar meus sonhos e objetivos a médio e longo prazos?”

Se a resposta for Sim, já é meio caminho andado para o sucesso.

Um outro detalhe muito importante é que você tem que gostar e consumir os produtos da empresa que você entrar. De nada adianta você estar numa empresa de produtos de beleza, se você não se preocupa e não cuida da sua própria beleza.

Da mesma forma na indústria do bem-estar. De nada adianta você indicar produtos de bem-estar, se você próprio não os consome. Isto, com certeza já é trilhar o caminho para o fracasso.

O melhor a considerar antes de entrar para uma empresa de MMN é se você irá adquirir e consumir os produtos da empresa que irá representar. Isto se torna seu negócio até mais gostoso e você fica muito mais motivado para fazê-lo. 🙂

Outra questão é como você se sente quando consome ou utiliza os produtos da empresa de MMN que representa. Para isto, faça estas 3 perguntas abaixo:

  1. Será que você se sente bem em recomendá-los aos outros?
  2. Sente que os produtos irão realmente ajudar as pessoas e trazer resultados para elas?
  3. Recomendaria os produtos para qualquer pessoa?

São 3 perguntas que a resposta tem que ser SIM, para que seu negócio tenha sucesso.

5) Vale a Pena Dedicar Meu Tempo?

Com certeza a resposta é SIM.

O mercado de MMN é um dos que mais crescem no mundo, sendo recomendado pelos maiores especialistas de finanças, desenvolvimento pessoal e marketing multinível, como Robert Kiyosaki, Donald Trump, Lair Ribeiro, Max Gehringer, Roberto Shinyashiki, Warren Buffet e muitos outros...

Com um investimento muito inferior a qualquer negócio formal, você terá a possibilidade de construir seu próprio negócio e, se seguir, os passos acima, seu sucesso será questão de tempo.

Os riscos são quase “zero” e sua possibilidade de ser um líder na sua empresa são grandiosas se tiver determinação, responsabilidade e começar da forma certa no seu negócio. Na maioria dos casos, haverá muitas dúvidas e incertezas, mesmo quando você já tiver iniciado numa empresa.

Haverá atrasos e progressão lenta, devido às curvas de aprendizado que se diferem de pessoa para pessoa. A inexperiência, nervosismo e incapacidade para o trabalho a tempo inteiro também são alguns fatores a serem considerados.

Portanto, a produção de uma boa renda, podem levar certo tempo. No entanto, muitas pessoas que desenvolvem marketing de rede, só obtiveram grande sucesso com o uso de 2 ferramentas simples: Tempo e Perseverança.

E, o mais importante de tudo: Você desenvolverá seus potenciais que jamais pensou que tivesse, como liderança, crescimento pessoal e fará amigos por todo o mundo. Separei este vídeo do excelente escritor Robert Kiyosaki para lhe dar uma ideia das vantagens do Marketing de Rede:

6) O Que Preciso Fazer Para Ter Sucesso Em MMN?

Até pouco tempo atrás e ainda hoje, o marketing é (era) feito por muitas pessoas através de longas viagens, apresentações cansativas em hotéis, anúncios em jornais, cartazes pelas ruas, enfim, era muito cansativo você fazer Marketing off-line (fora da internet).

Um dos maiores segredos do marketing online para quem desenvolve Marketing de Rede, é o que chamamos de Marketing de Atração. O Marketing de Atração é, para mim, a peça mais importante do marketing do seu negócio nos dias de hoje.

Como funciona o Marketing de Atração?

A primeira coisa que você tem que colocar na cabeça é que nós adoramos comprar, porém detestamos que alguém nos venda algo. Difícil entender?

Vou lhe dar 2 exemplos práticos envolvendo a mesma situação:

1) Imagine que você entra numa loja de roupas para poder comprar um presente para um amigo ou parente. Assim que você entra na loja, o vendedor vem na sua cola e mal diz um "bom dia/tarde e já vem querendo te empurrar várias peças na promoção e se você tem interesse de vê-las.

2) Você entra numa outra loja e o vendedor chega para você, diz "bom dia/tarde" e informa que está ali a disposição para tirar quaisquer dúvidas que você tenha e se você aceita uma água ou cafezinho enquanto escolhe as roupas para dar de presente.

Agora eu te pergunto:

Em qual das 2 lojas você se sentirá mais confortável para fazer a compra?

Loja 1 ou 2?

Sem te conhecer, acredito que vai escolher a loja 2, pois sabe que o vendedor não é do tipo que gosta de ficar empurrando qualquer produto para bater as metas dele, mas sim, te deixou muito confortável para você escolher o que lhe interessa e ficou a sua disposição para tirar suas dúvidas.

Não foi aquele vendedor tipo da loja 1 que fica, literalmente, "enchendo o saco" atrás de você na loja toda para te forçar a comprar.

Entendeu a sacada?

Então, num negócio de Marketing de Rede funciona de forma semelhante.

Se você quer recrutar muitas pessoas para seu negócio de Marketing de Rede, não deverá ficar indo atrás das pessoas, mas sim deixá-las a vontade para te procurar para tirar dúvidas para, daí sim, você conversar melhor com elas e apresentar sua oportunidade.

Uma outra coisa importante é que as pessoas não entram na empresa XPTO por causa da empresa, mas sim por causa de quem as indicou. Este é o princípio da coisa e que você deve entender a partir de agora.

Portanto, nunca fique empurrando sua oportunidade de negócios para as pessoas, mas sim atraia elas para conhecer a você primeiramente para, só depois, conhecer sua oportunidade.

Não tente "vender" o produto de sua empresa ou a sua oportunidade. Venda a si mesmo. É assim que funciona. Você deve se tornar um membro valioso e eficaz na sua rede de contatos e ser uma autoridade para que as pessoas confiem em você e entrem no negócio com você.

Quando eles ficam sabendo o que você faz, não os force a adquirir os produtos “goela abaixo”, a menos que seja solicitado. Torne-se um especialista no seu campo de atuação e dê seu testemunho honesto de suas experiências positivas com o produto/serviço da empresa de MMN que está desenvolvendo.

Talvez você possa pensar que é difícil fazer isso, mas eu digo o contrário, pois cerca de 98% dos que estão na internet ainda só sabem fazer SPAM, que é a propaganda não solicitada e que não traz nenhum retorno para você.

Você só irá ter cada vez mais pessoas que não irão ler seus e-mails ou seus anúncios a cada dia que passa.

Se você ainda pratica somente estes tipos de divulgação do seu negócio, cuidado, você está à beira da extinção, pois somente isto já não funciona mais.

É óbvio que apresentações ao vivo, distribuir panfletos ou cartões de sua empresa, vender produtos para amigos e conhecidos, convidar através de cartazes, entre outros, ainda dão resultados, só que hoje já existem várias outras técnicas que lhe permitem obter mais resultados, trabalhando muito menos, através da internet.

Estas técnicas, conforme falei acima, se chamam “Marketing de Atração” que, resumidamente, é você aguardar que as pessoas lhe procurem ao invés de oferecer sua oportunidade de negócios de forma desenfreada.

Para isto acontecer, ofereça algo de valor para seus contatos, ajude-os na resolução de seus problemas online e off line, como exemplo: como conseguir contatos qualificados para seu negócio, como construir um blog profissional, como fazer vídeos, etc...

São várias formas que você pode ajudar as pessoas. Ofereça aquilo que você tem conhecimento e, de acordo que for aprendendo mais coisas, repasse para seus contatos. Com isto, você se tornará uma pessoa magnética.

Você deve ter em mente uma frase muito importante que é o princípio básico do Marketing de Atração:

“As pessoas não se associam a empresas, elas se associam a você!”

Bom, se você quer saber mais informações sobre o que é o Marketing de Atração e como usá-lo da forma correta no seu negócio de Marketing de Rede, não deixe de se cadastrar no meu Curso Gratuito de Marketing de Atração onde explico em 5 Lições o passo a passo desta nova estratégia de Marketing Explosiva para qualquer negócio de MMN, seja online, seja offline.

Da mesma forma, é preciso praticar o Marketing de Atração nos negócios pela internet para que você possa alcançar o sucesso. E, também, um outro item muito importante é você promover a duplicação dos seus conhecimentos para seus downlines, de forma a ter um negócio de longo prazo e com renda residual por muitos anos.

Resumindo: Para se ter sucesso em qualquer negócio, deve-se ter em mente 2 grandes lições:

1) Não faça SPAM;

2) Pratique o Marketing de Atração e compartilhe isto com sua downline.

Gostou das dicas? Então você vai gostar ainda mais do vídeo que eu preparei para você! Nele você vai aprender exatamente o que fazer para ter sucesso no seu negócio de Marketing de Rede! Clique no link abaixo para assistir...