Como Criar Um Blog Focado No Seu Nicho de Mercado?

Não é incomum vermos vários novos blogueiros tentar atingir vários nichos de mercado num mesmo blog. Isto é um grande erro que você pode cometer ao escrever artigos no seu blog.

Porque?

É muito simples…

Imagine que você entre numa loja de calçados e, além dos tênis, sapatos, chinelos, etc… você encontra para vender aparelhos de ar condicionado, notebook, roupas e remédios!?

Você deve estar pensando: “Ãhhh… esse Charles é maluco? É claro que isto não existe lá fora!”

Sim, eu sei que não existe, mas isto foi apenas um exemplo grotesco para melhor entendimento da mensagem… 🙂

É óbvio que, quando entramos numa loja de calçados, estamos em busca de produtos relativos a isto, como sapatos, tênis, chinelos e, hoje em dia, já temos estes tipos de lojas vendendo bolsas, mochilas e outros acessórios também…

Mas, o foco principal é vender calçados e acessórios para calçados e nada mais…

Mas…

O que vemos por aí na internet é que muitas, mas muitas pessoas estão literalmente “viajando na maionese” quando criam seus blogs. Elas até se preocupam com um bom layout, mas pecam neste item fundamental, que é o foco.

Tudo na vida depende de foco. Se você tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, acabará por não fazer nenhuma delas 100%. Eu já cometi este erro grave no passado e agora procuro evitar o desvio do foco para obter melhores conversões e vendas naquilo que estou fazendo no momento…

Se você começou um negócio de Marketing de Rede, foque apenas neste negócio até obter algum sucesso e não saia enquanto não alcançar isto. Muita gente começa num projeto, depois surge outra coisa e ela vai e muda de projeto, depois vai para outro, e outro e outro… 

Como Criar Um Blog Focado No Seu Nicho de Mercado?

Enfim, acaba por não conseguir se focar em nada e, obviamente, não terá resultado em nenhum projeto. Com isto, fica culpando que o projeto “X” não dá certo, que o “Y” não funciona e que o projeto “Z” é muito difícil de fazer…

Agora, trazendo isto para um blog profissional, é a mesma coisa.

Ou seja, se você criar um blog para o nicho de ganhar dinheiro e começar a escrever artigos sobre emagrecimento, finanças, coaching, climatização, etc… você estará tirando o foco do seu blog que é sobre o nicho de ganhar dinheiro e deixando seus visitantes literalmente perdidos e sem saber para qual propósito você criou o blog.

Vou lhe dar uns exemplos de nichos diferentes para você entender como seu blog poderá ter muito conteúdo, mesmo abordando apenas 1 nicho de mercado.

Exemplo: Se você trabalha no nicho de saúde, além do assunto ‘saúde’, você também poderá postar sobre os vários sub-nichos de saúde que temos atualmente, como: Perda de peso, dietas, fitness, exercícios, etc…

Se você trabalha no nicho de ganhar dinheiro, poderá escrever conteúdos também sobre: Marketing de Rede, Sistemas de afiliados, Email marketing, Crescimento pessoal, Presença na internet, etc…

Portanto, evite ao máximo comete este erro e não perca o foco daquilo que realmente você irá conduzir o seu blog.

Além de aumentar sua credibilidade, as pessoas que lerem seus artigos, saberão exatamente que seu blog é especializado naquele assunto que elas procuram e tenderão a ficar mais tempo navegando dentro dele para conhecer mais do seu conteúdo e aprender mais com você. 

Já agora, se você, após ler todos os artigos e ainda não adquiriu o seu blog ou está insatisfeito com seu blog atual, tenho uma boa notícia…

Hoje em dia ficou bem mais prático ter um blog tipo este meu, pois com a plataforma do wordpress dá para criar blogs super profissionais bem rapidamente.

É isso…

Tenha um ótimo dia,
Charles Rezende

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Souza disse:

    Muito bom esse artigo, estou só começando no mundo dos blogs, mas comecei com essa ideia de fazer um blog como uma revista que fala sobre vários áreas como games, xadrez, música, espiritualidade, etc. , Mas realmente estava com a pulga atrás da orelha, muito obrigado por me dá uma luz nesse ponto fundamental!